MERCADO EM MOVIMENTO
Persuasão e negociação são habilidades mais buscadas por empregadores
Pesquisa realizada pela Cortex analisou cerca de 2 milhões de vagas e chegou a um ranking com as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho
Publicado em 29/08/2022 às 6:17
Um estudo realizado pela Cortex, empresa líder em inteligência de vendas B2B na América Latina, mostrou que das 15 habilidades listadas no relatório do Fórum Econômico Mundial (WEF) para estarem em alta até 2025, persuasão e negociação já são as mais procuradas pelas empresas. A pesquisa analisou quase dois milhões de oportunidades nos principais portais de vagas do Brasil.
Em segundo lugar no ranking aparecem as habilidades de pensamento analítico e inovação, seguida por liderança. Na quarta posição está a programação e, em quinto, Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
A velocidade de transformação nos empregos tornou indispensável a requalificação dos profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho e também daqueles que buscam uma oportunidade. Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey, com quase 20 mil pessoas em 15 países no ano passado, a demanda por habilidades tecnológicas, sociais, emocionais e cognitivas crescerá nos próximos anos.
O vice-presidente de People da Cortex, Bruno Pereira, explica que, cada vez mais, as empresas vão buscar profissionais que tenham essas habilidades, principalmente as que estão inseridas na nova economia.
“A pandemia acelerou o processo de transformação digital. Hoje, as empresas estão à procura de profissionais que dominem habilidades como pensamento analítico, liderança e criatividade, pois entendem a necessidade de ter em seus times pessoas que saibam lidar com os desafios do dia a dia e que busquem soluções inteligentes e ágeis. Por isso, os profissionais que conseguirem dominar algumas dessas habilidades para somá-las ao currículo, irão se destacar no mercado, já que estarão um passo à frente de seus concorrentes”, afirma Bruno Pereira.
A plataforma Cortex possui uma base única de dados sobre empresas, reunindo e cruzando informações de mais de 17 mil fontes locais e globais. A partir de modelos de inteligência artificial, consegue obter informações exclusivas para entender uma série de dinâmicas de diferentes mercados. Para este estudo, mapeou as vagas abertas nos 15 principais portais de emprego do Brasil. Ao todo, foram analisadas 1.957.846 vagas de todas as áreas nos últimos dois meses.
Sobre a Cortex
A Cortex é referência em Inteligência de Vendas B2B na América Latina e a única empresa brasileira membro da Global Data Alliance. A plataforma utiliza Inteligência Artificialpara cruzar dados de mais de 17 mil fontes e consolidar um conjunto inédito e mais preciso de informações sobre empresas. A partir destes dados exclusivos, seus modelos de Machine Learning são capazes de sugerir negócios com chances de vendas duas vezes maior e na metade do tempo. Além disso, a Cortex é a única plataforma no Brasil que possui uma base de empresas global, com dados de mais de 150 países.
Comentários