VIDA URBANA
João Pessoa vai ganhar CRC
Centros fazem parte do projeto Computadores para Inclusão, que promove a inclusão digital e a formação de jovens de baixa renda.
Publicado em 25/01/2014 às 6:00
O Ministério das Comunicações firmou novas parcerias que vão garantir o funcionamento de cinco Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), e um destes centros será instalado na capital paraibana. Os centros fazem parte do projeto Computadores para Inclusão, que promove a inclusão digital e a formação de jovens de baixa renda com oferta de oficinas, cursos e outras atividades. Além de João Pessoa, os convênios firmados são para CRCs com sede em Brasília, Recife, Belo Horizonte e Curitiba.
O coordenador-geral de Formação da Secretaria de Inclusão Digital do ministério, Diego Aguilera, diz que dois desses convênios fazem parte de um novo modelo e foram firmados com as prefeituras de Curitiba e João Pessoa. “A intenção é que esse tipo de parceria aumente futuramente”, reforça.
Com a instalação deste Centro Municipal de Recondicionamento de Computadores em João Pessoa, Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID), espera que, com essa ação do Governo Federal muitos equipamentos deixem de ir para os lixões, e se destinem para uma função mais nobre, incluindo digitalmente os moradores da região.
“As pessoas descartam computadores muitas vezes funcionando perfeitamente, simplemente por terem comprado um mais moderno, e por falta de destino apropriado são incinerados, depositados em aterros sanitários ou até mesmo em lixões. A população agora terá a opção de levar seus computadores usados para o Centro Municipal de Recondicionamento”, disse Percival.
As parcerias terão vigência até dezembro de 2015 e a previsão é de que 2,5 mil jovens de baixa renda sejam formados em cursos profissionalizantes e de ressocialização durante a vigência das parcerias. Com os cursos e oficinas oferecidos, mais de 2 mil computadores devem ser recondicionados e distribuídos gratuitamente para bibliotecas, prefeituras, telecentros e escolas. Os cinco convênios totalizam um investimento de R$ 3,2 milhões do MiniCom.
Comentários