icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Paraíba é o 1º colocado no Nordeste e 12º no ranking de competitividade no Brasil, diz Centro de Liderança

No NE, a Paraíba se destaca na Segurança, Inovação e Infraestrutura. Nas três áreas ficou na primeira colocação.

Publicado em 13/09/2022 às 17:14


                                        
                                            Paraíba é o 1º colocado no Nordeste e 12º no ranking de competitividade no Brasil, diz Centro de Liderança
Bras’lia - As concession‡rias de gera‹o e transmiss‹o de energia tm atŽ 1¼ de novembro para assinar os requerimentos de prorroga‹o das concess›es, documento que definir‡ os preos da tarifa e os valores de indeniza‹o ˆs empresas. O prazo consta da regulamenta‹o da medida provis—ria que trata das concess›es - e da redu‹o dos encargos aplicados ao setor Ð publicada na edi‹o de hoje (17) do Di‡rio Oficial da Uni‹o. A presidenta Dilma Rousseff anunciou na semana passada pacote de medidas para reduzir a conta de luz no pa’s a partir de 2013. De acordo com o governo, as redu›es variar‹o de 16,2% a 28% para consumidores individuais e industriais, respectivamente. Caber‡ ˆ Agncia Nacional de Energia ElŽtrica (Aneel) a defini‹o do percentual de redu‹o da tarifa e dos valores de indeniza›es. As concession‡rias de gera‹o dever‹o apresentar garantias de que o fornecimentos de energia e de potncia das usinas hidrelŽtricas ser‹o disponibilizados para contrata‹o em regime de cotas (para diferentes tipos de consumidores, como indœstrias e individuais). As empresas que decidirem continuar como concession‡rias ter‹o de assinar um contrato ou um termo aditivo garantindo que cumprir‹o as condi›es previstas no prazo de 30 dias, contados a partir da convoca‹o pelo governo federal. O n‹o cumprimento do prazo resultar‡ na impossibilidade de prorroga‹o da concess‹o Òa qualquer tempoÓ. Edi‹o: Carolina Pimentel. MARCELLO CASAL JR

A Paraíba ficou na 1º colocação no Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta terça-feira (13), elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Entre todos os estados do Brasil ficou na 12ª colocação. A partir da análise do conjunto de dez pilares, o Ranking fornece uma visão da gestão pública estadual.

Os pilares são: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social. Cada pilar tem pelo menos três indicadores.

Os números, em geral são bons para o governo, quando comparados a outros estados, principalmente quando é relacionado ao desempenho dos estados da região Nordeste.

No NE, por exemplo, a Paraíba se destaca na Segurança, Inovação e Infraestrutura. Nas três áreas, ficou na primeira colocação.

O pior desempenho foi em Capital Humano, penúltima colocação, e Potencial de Mercado, que ficou na última posição. Veja tabela abaixo:


				
					Paraíba é o 1º colocado no Nordeste e 12º no ranking de competitividade no Brasil, diz Centro de Liderança

No caso da Segurança, alguns indicadores levantaram a nota, como qualidade da informação de criminalidade, mortes a esclarecer e segurança patrimonial. Veja abaixo recorte sobre Segurança e neste link o relatório com informações de outras áreas.


				
					Paraíba é o 1º colocado no Nordeste e 12º no ranking de competitividade no Brasil, diz Centro de Liderança
Ainda na Segurança, o estado continuou na 6ª posição no país, em relação ao ano de 2021 e foi mantido o 6º lugar, mas aumentando a nota 69,4 em 2021 para 73,1 em 2022.

No Brasil

Entre todos os estados do país, ocupa o 5º lugar em inovação, onde é lavado em conta empreendimentos inovadores, patentes, investimentos públicos em p&d, pesquisa científica, bolsa de mestrado e doutorado;  e o 6º lugar em infraestrutura e em segurança pública, como registramos acima.

No caso de infraestrutura, os indicadores são: disponibilidade de voos diretos, acessibilidade do serviço de telecomunicações, backhaul de fibra óptica, qualidade das rodovias, custo de saneamento básico, custo da energia elétrica, qualidade do serviço de telecomunicações, custo de combustíveis, qualidade da energia elétrica e acesso à energia elétrica. Veja posicionamento entre os estados brasileiros abaixo:


				
					Paraíba é o 1º colocado no Nordeste e 12º no ranking de competitividade no Brasil, diz Centro de Liderança

O pior desempenho do estado da Paraíba é o de Potencial de Mercado. Ficou na última colocação no Brasil. São levados em conta para dar a nota, neste caso, o tamanho de mercado (19º), taxa de crescimento (25º) e potencial de crescimentos (11º).

O ranking

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta já conhecida e de grande relevância, que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão dos seus Estados.

Os 86 indicadores adotados e avaliados no Ranking de Competitividade dos Estados foram utilizados como forma de mensuração de dois conjuntos de avaliação em sustentabilidade bem conhecidos e validadas no mercado: os critérios ESG (sigla em inglês que quer dizer ambiental, social e governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Bras’lia - As concession‡rias de gera‹o e transmiss‹o de energia tm atŽ 1¼ de novembro para assinar os requerimentos de prorroga‹o das concess›es, documento que definir‡ os preos da tarifa e os valores de indeniza‹o ˆs empresas. O prazo consta da regulamenta‹o da medida provis—ria que trata das concess›es - e da redu‹o dos encargos aplicados ao setor Ð publicada na edi‹o de hoje (17) do Di‡rio Oficial da Uni‹o.
A presidenta Dilma Rousseff anunciou na semana passada pacote de medidas para reduzir a conta de luz no pa’s a partir de 2013. De acordo com o governo, as redu›es variar‹o de 16,2% a 28% para consumidores individuais e industriais, respectivamente.
Caber‡ ˆ Agncia Nacional de Energia ElŽtrica (Aneel) a defini‹o do percentual de redu‹o da tarifa e dos valores de indeniza›es. As concession‡rias de gera‹o dever‹o apresentar garantias de que o fornecimentos de energia e de potncia das usinas hidrelŽtricas ser‹o disponibilizados para contrata‹o em regime de cotas (para diferentes tipos de consumidores, como indœstrias e individuais).
As empresas que decidirem continuar como concession‡rias ter‹o de assinar um contrato ou um termo aditivo garantindo que cumprir‹o as condi›es previstas no prazo de 30 dias, contados a partir da convoca‹o pelo governo federal. O n‹o cumprimento do prazo resultar‡ na impossibilidade de prorroga‹o da concess‹o Òa qualquer tempoÓ.
Edi‹o: Carolina Pimentel

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp