COTIDIANO
Saúde de Campina Grande inicia cirurgias por videolaparoscopia; veja como ter acesso ao serviço
No próximo mês os procedimentos por vídeo serão ampliados para outras cirurgias, inclusive as bariátricas
Publicado em 20/09/2022 às 21:48
O Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel, no bairro de José Pinheiro em Campina Grande, iniciou a realização de cirurgias por videolaparoscopia. Inicialmente, estão sendo executadas operações de colecistectomias, que são retiradas de vesícula.
No próximo mês os procedimentos por vídeo serão ampliados para outras cirurgias, inclusive as bariátricas.
“Por ser considerada uma operação minimamente invasiva, a cirurgia por videolaparoscopia traz inúmeras vantagens em relação à operação convencional, como menos dor no pós-operatório, melhores resultados estéticos, recuperação mais rápida do paciente, menor permanência hospitalar e menores riscos de infecções”, disse o diretor da unidade hospitalar, médico André Vinícius.
O hospital recebeu um novo centro cirúrgico com quatro salas de cirurgia em julho deste ano e, desde então, vem realizando operações eletivas diariamente.
A unidade tem uma sala de pós-anestesiologia e 25 leitos no centro de especialidades.
O serviço tem capacidade para realizar até 30 operações por dia. Estão sendo realizadas cirurgias de hérnia, vesícula e tireóide, procedimentos de ginecologia, urologia, ortopedia, pequenas cirurgias como retirada de pólipos e sinais. Em breve, também serão ofertadas cirurgias vasculares.
Como ter acesso
O encaminhamento para as cirurgias é feito através do Programa Saúde de Verdade ou por meio do ambulatório do Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, cujo centro cirúrgico também passa por reforma e os pacientes são direcionados para o Dr. Edgley.
Desde o ano passado o município retomou as cirurgias eletivas, promovendo os procedimentos no hospital da Clipsi, enquanto o centro cirúrgico do Dr. Edgley era reformado. A expectativa é de que o centro cirúrgico do Pedro I, que terá cinco novas salas de cirurgia, também seja concluído ainda este ano. Somente no primeiro semestre de 2022 foram 500 operações.
Comentários