CONVERSA POLÍTICA
Entrevista na CBN Paraíba: se eleito, Veneziano diz que primeiro concurso do governo será o da PM
O compromisso foi feito em entrevista na CBN Paraíba, à apresentadora Carla Visani e aos jornalistas Angélica Nunes e João Paulo Medeiros.
Publicado em 22/09/2022 às 14:19 | Atualizado em 22/09/2022 às 15:21
O candidato ao governo pelo MDB, Veneziano Vital do Rêgo, afirmou, nesta quinta-feira (22), que, se eleito, o primeiro concurso público que fará será o da Polícia Militar. O compromisso foi feito em entrevista na CBN Paraíba, à apresentadora Carla Visani e aos jornalistas Angélica Nunes e João Paulo Medeiros.
A promessa é chamar 4 mil novos policiais nos quatro anos de governo. Mil por ano. Segundo Veneziano, a PM tem um baixo contingente (segundo ele, cerca de 7 mil) e é o menor na média nacional. O senador também criticou as delegacias, que, segundo ele, funcionam em casas alugadas e não tem internet.
O candidato voltou a falar sobre as obras estruturantes que quer fazer, se eleito, com apoio de um eventual governo Lula. Na lista apresentada por ele, estão o Arco Metropolitano, 3º Eixo da Transposição, no Vale do Piancó e o Hospital de Trauma do Sertão.
Impeachment de Dilma
Ao perguntado sobre o voto pelo impeachment de Dilma, afirmou que foi um 'fechamento' de questão do MDB. Segundo ele, votou a favor do impeachment por causa do partido. Mas, lembrou, não houve rusgas pessoais, se não não haveria, segundo ele, a relação de confiança com o presidente. O candidato "a minha relação com o presidente Lula é natural".
Segundo turno
O candidato diz que as pesquisas internas o colocam no segundo turno e, chegando lá, "vamos buscar os que não obtiveram o êxito". Mas focado, de acordo com o candidato, principalmente, aqueles que não tenham escolhido o nome dele. Veneziano não deixou claro se vai em busca de Pedro, Nilvan ou de outros candidatos que não passarem para uma segunda etapa.
Saúde
O projeto prioritário, segundo Veneziano, é o Hospital de Trauma de Sertão, mas também afirmou que para diminuir os deslocamentos dos sertanejos com investimento em policlínicas, centros de diagnósticos por imagens, aparelhamento de unidades regionais, com atendimentos permanentes. Afirmou que pode manter a PB Saúde, mas a prioridade será o concurso público para as atividades fins.
Combate à pobreza
O candidato afirmou que vai usar dinheiro do Funcep - Fundo de Combate a Pobreza - para aplicar no programa de segurança alimentar. O programa prevê merenda escolar de janeiro a janeiro, dobro de famílias usando o cartão alimentação, de 50 para 100 mil, fortalecimento dos restaurantes populares e cozinhas comunitárias. "Fizemos isso quando fui prefeito", afirmou.
O candidato afirmou ainda que a agricultura familiar vai ser essencial no fornecimento dos alimentos para estruturas do estado.
Ponte de Lucena Cabedelo
Entre as obras de infraestrutura que destaca é a ponte Cabedelo-Lucena. Segundo ele, não faltam recursos, falta gestão. Para viabilizar, quer buscar recursos em Brasília. A obra pode alavancar a indústria do turismo do litoral norte da Paraíba. "A indústria turística reúne mais de 50 outras atividades". Veneziano não falou o valor previsto para construção da obra, mas disse que também vai procurar parcerias público-privadas.
Ele criticou a demora para execução do Polo Turístico Cabo Branco, que, de acordo com o candidato, apenas teve os convênios assinados e não saiu do papel.
Meio ambiente
Veneziano lembrou que quem "acabou" com o lixão de Campina Grande foi ele, na época em que foi prefeito da cidade e diz que vai manter diálogo com especialistas para efetivar as políticas ambientais. "Estamos sob um governo Bolsonaro que atacou de morte o meio ambiente". Por esse motivo, haverá uma revolução na política ambiental se Lula for eleito, afirmou.
Cagepa
Veneziano Vital do Rêgo afirmou que não irá, em nenhuma hipótese, privatizar a Cagepa. Prometeu que haverá uma reorganização na empresa e reconheceu que é uma companhia superavitária. Ele lembrou que as parcerias público-privadas pode acontecer, "já existe", mas com o controle totalmente público.
Veneziano também falou sobre as propostas para Educação, para os estádios de futebol e apoios ao times paraibanos. Veja a entrevista na íntegra:
Comentários