icon search
icon search
home icon Home > especial publicitário
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Como acalmar a pele irritada: 5 dicas do que fazer

Publicado em 23/09/2022 às 16:07


                                        
                                            Como acalmar a pele irritada: 5 dicas do que fazer

Lidar com a pele irritada não é nada fácil, não é? Logo ela fica vermelha, cheia de marcas e com coceira. Difícil de conter! Sem falar de quando ela fica inflamada e com sensibilidade na pele ao toque no rosto, nas axilas e outras partes do corpo. 

Isso, sem dúvidas, é um desconforto que abala a autoestima das pessoas! E, olha, esse não é um problema apenas das mulheres, viu? Muitos homens têm problemas com a pele irritada na região da barba e do pescoço, ainda mais após a depilação, que dá, até mesmo, alergia no rosto e em outras partes do corpo.

Por outro lado, a vermelhidão na pele pode ser contida com tarefas simples que podem renovar as células da pele e deixá-la mais saudável, limpa e bonita. Para isso, você deve aprender como acalmar a pele irritada e como preveni-la, a fim de conter a alergia na pele e diminuir os efeitos negativos. Veja como cuidar da saúde da sua pele todos os dias. Siga as nossas dicas!

O que é pele irritada?

Em primeiro lugar, você sabe o que é pele irritada? A pele irritada é quando a pele mostra sinais de que há algo errado. 

Seja uma alergia na pele que coça ou placas vermelhas, que aparecem em uma região do corpo e, há ainda, uma certa ardência. A pele fica descamada e sensível e pode apresentar um inchaço, acne ou bolinhas vermelhas parecidas com espinhas.

É claro que a pele irritada pode se manifestar de diferentes modos, o que depende de cada caso. Mas, na maioria das vezes, a pessoa fica com a pele do rosto ardendo, por ser a área mais exposta do corpo.

Causas da pele irritada

Existem algumas condições que motivam a irritação na pele como a exposição ao sol sem proteção, o estresse, os hormônios, o banho quente e outros. Além do mais, tem pessoas que lidam com doenças genéticas.

Veja quais são as principais causas da pele irritada:

  • Esfoliação da pele excessiva;
  • Depilação mal feita;
  • Estresse;
  • Má alimentação;
  • Falta de hidratação;
  • Uso de remédios;
  • Doenças na pele;
  • Pele oleosa ou ressecada;
  • Banho com água quente;
  • Exposição ao sol;
  • Uso indevido de ácidos no rosto e no corpo;
  • Falta de higiene.

Muitos hábitos diários podem prejudicar a pele, e por isso, você deve saber o que não fazer e o que pode fazer no dia a dia para prevenir e tratar a pele todos os dias.

Dicas para acalmar a pele irritada

1. Limpe a pele de modo suave

O primeiro passo é entender o quadro de irritação na pele. Ela está vermelha, mais sensível e muito exposta. Por isso, a forma como você lida com ela pode resolver ou piorar o problema, não é mesmo?

Então, antes de tudo, limpe a pele de modo suave. Use um limpador facial ou um creme de limpeza com hidratante. Além de limpar e hidratar, ajuda a combater a inflamação da pele, alivia a ardência e a coceira e renova a proteção natural da pele e de suas camadas.

2. Preste mais atenção na depilação

É comum lidar com a pele irritada após a depilação. Nessas horas, o melhor a se fazer é prestar mais atenção em como você executa a tarefa, viu? 

Certos costumes diários fazem mal à saúde da pele, como se barbear com lâmina velha, depilar as pernas com água quente, etc. Fique atento(a) ao método de depilação que você usa no dia a dia, ok?

3. Evite os cosméticos por enquanto

Não adianta pôr gelo na pele se você usa muitos produtos de beleza que irritam a pele. Se acha que tem algo errado com o aspecto da pele, evite os cosméticos por enquanto. 

Agora é hora de focar mais na hidratação e na renovação celular da pele. Por isso, não use ácidos ou ativos muito potentes. Isso pode agravar o quadro da pele inflamada, viu? 

Converse com o seu dermatologista sobre produtos para acalmar a pele irritada. Isto é, itens com vitaminas e também com antioxidantes e nutrientes. Hidrate a pele!

4. Não faça esfoliação

A esfoliação deixa a pele mais irritada. Exposta. Sensível. Então, se você já está com a pele nesse estado, evite! Deixe para retomar a limpeza mais profunda em outro momento!

5. Tenha bons hábitos

Não basta comprar produtos para acalmar a pele mais rápido, viu? Você deve manter uma rotina de cuidados com a pele em primeiro lugar. Para isso, beba água! Turbine o seu cardápio da semana com alimentos saudáveis para a pele, como as frutas e as verduras, por exemplo. Cuide-se!

Imagem

Especial Publicitário

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp