SILVIO OSIAS
Para votar em Lula logo no primeiro turno, você não precisa gostar dele
Publicado em 28/09/2022 às 7:53 | Atualizado em 28/09/2022 às 12:48
Eu sei, eu sei. Você não gosta nem um pouco do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto/Reprodução). Você também não gosta do PT, condena os métodos do partido e seus atos quando no poder. Você não é de esquerda. Nem ao menos é de centro-esquerda. Talvez seja de centro. Ou de centro-direita. Ou - quem sabe? - de uma direita civilizada. Você, então, teria todos os motivos para não votar em Lula no primeiro turno, daqui a quatro dias.
Mas você não é de extrema-direita, não é bolsonarista. Você condena o presidente Jair Bolsonaro. Não votou nele em 2018 e considera o seu governo um desastre completo. Bolsonaro é incompetente, é incapaz, é tosco, é grosseiro, defende as piores ideias, envergonha o Brasil no cenário internacional. Bolsonaro é mau, é perverso, talvez seja um psicopata. Você concorda com tudo isso. Seu voto, portanto, não é dele.
Ciro Gomes? É inteligente, é articulado, tem um bom diagnóstico para os impasses brasileiros. Pode ser seu candidato. Ele não fez uma boa campanha em sua quarta tentativa de ser presidente, bateu excessivamente em Lula, anda meio surtado - mas essas coisas não lhe importam muito. O problema - e isso lhe importa - é que Ciro não tem qualquer chance. Assim como Simone Tebet, que talvez tivesse seu voto num contexto de normalidade.
A eleição presidencial de 2022 não é uma eleição normal. É a mais difícil e a mais importante desde que o Brasil se redemocratizou. O que está claramente posto ao eleitor - somos mais de 150 milhões! - é o seguinte: ou você vota na democracia ou vota contra ela. O presidente Jair Bolsonaro não é do lado da democracia, mas do golpismo. Ele já deu todas as demonstrações necessárias para que tenhamos essa convicção.
Bolsonaro é um golpista assumido. Simone Tebet não tem voto suficiente para ser uma candidata eleitoralmente viável. Ciro Gomes, idem. Então, meu amigo, não adianta sofrer. Eu sei, eu sei - repito - que você não gosta nem um pouco do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas não há outra saída para o Brasil neste momento que não seja Lula. Jair Bolsonaro precisa ser varrido do poder, e Lula precisa do seu voto. Logo no primeiro turno.
Comentários