POLÍTICA
Qual é a diferença entre voto nulo e voto em branco?
Na prática, não há diferença. Votos brancos e nulos não são contabilizados como votos válidos, os únicos que valem para a escolha dos candidatos eleitos.
Publicado em 29/09/2022 às 11:06 | Atualizado em 22/06/2023 às 15:20
Quando entram na cabine para votar, os eleitores têm quatro opções de voto: escolher um candidato ou candidata, votar na legenda, com apenas o número do partido em dois dígitos, votar em branco ou votar em nulo. Mas muita gente que vai votar não sabe qual é a diferença entre voto nulo e voto em branco.
Na prática, para efeitos de contabilização dos votos que vão decidir uma eleição, não há diferença entre o voto branco e o voto nulo. Para a decisão eleitoral, só são contabilizados os votos válidos, ou seja, os que são em algum candidato específico e os que são na legenda.
Os votos nulos e brancos não entram nesta conta e, portanto, não são contabilizados para o cálculo da porcentagem necessária de 50% mais um voto para eleger um presidente ou governador, por exemplo.
Como votar em branco?
Para votar em branco, se não quiser escolher nenhum candidato, basta apertar a tecla “Branco”, na urna eletrônica, conferir que apareceu a mensagem “Voto Branco” na tela da urna, e em seguida apertar a tecla “Confirma”.
Como votar nulo?
O voto nulo é registrado de duas formas. Se o eleitor errar o número do candidato e acabar escolhendo um número inexistente, sem querer, o voto é computado como nulo.
Também é possível votar nulo de propósito. Para isso, basta escolher um número qualquer, que não representa nenhum candidato, até que apareça a mensagem “Voto Nulo” na tela da urna, e em seguida apertar a tecla “Confirma”.
“Votos nulos e brancos anulam uma eleição?”
A INFORMAÇÃO É FALSA!
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já deixou claro que uma grande quantidade de votos em nulo e em branco, mesmo que sejam metade dos votos de uma eleição, não anulam uma eleição.
O Código Eleitoral explica que se houver nulidade de mais de 50% dos votos, é marcada uma nova eleição. Só que essa nulidade, apesar do nome, não tem nada a ver com votos nulos, e sim com votos anulados, que acontecem quando um candidato que teve a maioria dos votos é retirado da eleição por alguma irregularidade.
“Votos nulos vão para o candidato em primeiro lugar?”
A INFORMAÇÃO É FALSA!
Outra inverdade já desmentida pelo TSE. Os votos nulos ou em branco não vão para as pessoas que estão em primeiro lugar nas eleições.
Como estes votos não entram na contagem de votos válidos, eles são descartados, ou seja, não vão para nenhuma pessoa.
A importância de escolher um candidato ou candidata
Como os votos nulos e brancos não são contabilizados como votos válidos, quando os eleitores não escolhem um candidato ou candidata para um cargo específico, esta decisão vai ficar para todas as outras pessoas que votaram em alguém.
É importante que os eleitores pensem bem antes de decidir votar em branco ou em nulo nas eleições, uma vez que vão deixar para outras pessoas a responsabilidade de escolher quem vai criar as leis e gerenciar a administração do país, estados e municípios.
Comentários