PLENO PODER
João chega no 2º turno vencendo no Sertão, mas perdendo em Campina Grande e João Pessoa
Azevêdo ficou em 2º na Capital e 4º em Campina
Publicado em 03/10/2022 às 8:44
Candidato à reeleição, o governador João Azevêdo (PSB) chega ao segundo turno na dianteira dos números, com 39,65%. O percentual é relativamente elástico, quando comparado ao segundo colocado, o candidato Pedro Cunha Lima (PSDB), que recebeu 23,90% dos votos.
Mas o socialista chegará à segunda etapa com uma preocupação: melhorar o seu desempenho nos dois maiores colégios eleitorais do Estado, João Pessoa e Campina Grande.
Na Capital Azevêdo foi o segundo colocado, ficando atrás do candidato Nilvan Ferreira (PL). Já em Campina o candidato à reeleição foi apenas o 4º colocado, perdendo para os candidatos Pedro, Nilvan e Veneziano Vital (MDB).
O cenário é bem diferente nas regiões do Sertão, Curimataú e Cariri do Estado. Nelas Azevêdo manteve-se majoritário. Ele venceu em cidades importantes, como Cajazeiras, Patos e Sousa; além de Guarabira.
Para essa nova etapa da disputa, que começa hoje, algumas variáveis precisam ser consideradas e serão esclarecidas no decorrer da campanha.
A primeira delas é o alinhamento dos dois candidatos (João e Pedro) com a campanha presidencial.
A segunda é a construção de alianças. A tendência é que Nilvan anuncie apoio ao candidato Pedro, enquanto Veneziano é uma incógnita.
O segundo turno é uma nova eleição...
Comentários