icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

PT da Paraíba não deve ser obstáculo para reeleição de João Azevêdo, afirma Estela

Em entrevista à CBN Paraíba, a petista disse que o partido deve se reunir na tarde desta quarta-feira (5) para definir o apoio para o 2º turno na Paraíba. 

Publicado em 05/10/2022 às 10:47 | Atualizado em 05/10/2022 às 11:14


                                        
                                            PT da Paraíba não deve ser obstáculo para reeleição de João Azevêdo, afirma Estela
Foto: divulgação

O PT da Paraíba não será obstáculo para reeleição de João Azevêdo, afirmou a deputada Estela Bezerra (PT), mulher mais bem votada nas eleições à Câmara Federal deste ano. Em entrevista à CBN Paraíba, a petista disse que o partido deve se reunir na tarde desta quarta-feira (5) para definir o apoio para o 2º turno na Paraíba.

Estela explicou que o PT tem um desafio grande que não é apenas na Paraíba, mas nacional, que é eleger Lula presidente, "em detrimento de um movimento ultrafacista", fazendo referência ao concorrente Jair Bolsonaro e Pedro Cunha Lima, a quem questiona por representar uma 'velha oligarquia'.

Segundo a petista, isso obriga o partido a dialogar com setores que não dialogaram com anteriormente, a exemplo do PSB da Paraíba que seguiu rompido nas eleições deste ano, embora o partido esteja unido nacionalmente com Geraldo Alckmin (PSB) na chapa com Lula.

Além do rompimento político com João Azevêdo desde 2019, um dos obstáculos para a aliança seria a coligação da chapa do governador com o PP, que tem Lucas Ribeiro na vice. Estela disse que "nesse momento vale todo o investimento para sustentar o presidente Lula e a campanha eleitoral".

Não existe nenhum óbice de apoiar o PSB na Paraíba. O que existe é uma construção nacional e essa construção nacional coloca o PT dialogando amplamente, entendendo que uma parte do PP que compõe o Centrão também vai dialogar com o PT nesse momento", afirmou Estela Bezerra.

A avaliação da petista é que o desempenho geral de Lula na Paraíba foi bom, com 64% dos votos, mas teve um desempenho 'precário' na região metropolitana de João Pessoa, maioria bolsonarista, assim como o de João Azevêdo, onde Nilvan teve ampla maioria. "Precisamos traçar estratégias que supere as limitações de João", pontuou Estela.

Bancada federal

A parlamentar também fez uma avaliação da bancada federal eleita no último domingo. Para Estela, os nomes são mais do mesmo, com exceção dos candidatos progressistas: Luiz Couto (PT) e Gervásio Maia (PSB). "Uma bancada conservadora, diria até reacionaria, com a hegemonia voltada para a concentrarão de capital e do declínio dos direitos trabalhista e previdenciários", comentou.

Estela ficou na primeira suplência do PT, com 44 mil votos. Apesar da expectativa da militância em eleger duas candidaturas, a deputada disse que saiu feliz com o resultado e disse que ainda não há acordo para uma eventual dança das cadeiras com uma eventual licença de Luiz Couto para que ele assuma temporariamente o mandato.

Ouça a íntegra da entrevista na CBN:

[audio mp3="http://jornaldaparaiba.com.br/wp-content/uploads/2022/10/estela-cbn-05-10-2022.mp3"][/audio]

Imagem ilustrativa da imagem PT da Paraíba não deve ser obstáculo para reeleição de João Azevêdo, afirma Estela

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp