POLÍTICA
Novos títulos eleitorais podem ser solicitados a partir novembro
Cadastro eleitoral está fechado e, além da emissão de título, outros serviços também estarão disponíveis a partir do dia 8 do próximo mês.
Publicado em 16/10/2022 às 16:29 | Atualizado em 22/06/2023 às 15:17
Após fechamento do casdatro eleitoral, a solicitação de novos títulos de eleitor estará reaberta a partir de 8 de novembro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a população teve até 4 de maio deste ano para tirar, transferir ou revisar o título de eleitor na plataforma Título Net para participar das Eleições 2022.
Os eleitores que irão pedir o título de eleitor pela primeira vez só poderão solicitar o serviço a partir do dia 8 de novembro, quando a plataforma Título Net for reestabelecida.
Além da emissão de título, outros serviços também estarão disponíveis a partir do dia 8 do próximo mês. O prazo também vale para solicitar a correção dos dados cadastrais do título de eleitor no Título Net, como alterar o endereço residencial, trocar local de votação para dentro e fora do país e incluir o nome social no documento.
A regularização do título de eleitor cancelado ou suspenso também só poderá ser feita a partir do dia 8 de novembro.
Durante o fechamento do cadastro eleitoral, até o dia 8 de novembro, se o eleitor precisar regularizar passaporte ou CPF, solicitar diploma, fazer matrícula em universidade ou outra instituição de ensino, entre outros serviços, poderá solicitar a emissão de uma certidão circunstanciada.
O documento serve para atestar a impossibilidade de regularizar a situação na Justiça Eleitoral em razão do período de fechamento do cadastro. A certidão circunstanciada vale até a reabertura do cadastro eleitoral. Após as eleições, quando o cadastro for reaberto, a pessoa deverá procurar a Justiça Eleitoral para resolver as pendências e regularizar a situação.
Para emitir a certidão circunstanciada, é necessário entrar em contato com o cartório eleitoral da sua cidade por e-mail ou WhatsApp e se informar sobre a emissão.
Comentários