icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Mais de 90% dos homicídios são praticados pelo crime organizado

Secretário de Segurança Gustavo Gominho admitiu que de cada 100 homicídios ocorridos, mais de 90 são praticados pelo crime organizado ou crime continuado.

Publicado em 04/06/2009 às 15:05

Maurício Melo
Com Secom-PB

Em documento enviado pela Secretaria de Comunicação nesta quinta-feira (4), o secretário de Segurança Gustavo Gominho admitiu que de cada 100 homicídios ocorridos, mais de 90 são praticados pelo crime organizado ou crime continuado. Esta informação vem de encontro ao que dizia o antigo secretário da Pasta, Eitel Santiago.

Eitel disse, em diversas entrevistas à imprensa, que os crimes de morte acontecem por motivos fortuitos e não planejados, o que os tornariam virtualmente impossíveis de serem previstos. Já Gominho diz que mais de 90% dos assassinatos são de autoria do crime organizado ou crime continuado e que dentro desta estatística estão os 40 criminosos mais procurados no Estado.

E por conta disso foi criado o Grupo Especial de Capturas (GEC). A equipe especializada já localizou e capturou até a última terça-feira (2), três criminosos desta lista. Um deles, Fernandinho, foi preso em Recife semana passada, na madrugada da quarta-feira.

O GEC descobriu que ele estava vindo de São Paulo, de avião, para praticar crimes na Paraíba e foi detido no desembarque. O Grupo vai procurar por estes acusados em qualquer parte do território nacional.

Portaria assinada pelo secretário Gustavo Gominho no Diário Oficial desta quinta-feira (4) destaca que o Grupo Especial de Capturas está diretamente subordinado à Delegacia Geral de Polícia Civil. A mesma portaria designa o Delegado de Polícia Civil Carlos Alberto Ferreira da Silva para chefe doGEC/DEGEPOL/PC.

De acordo com o secretário Gustavo Gominho o GEC foi criado também pela necessidade de atender às requisições do Poder Judiciário e do Ministério Público, cumprindo mandado de prisão e de busca e apreensão, bem como fornecer informações necessárias à instrução processo criminal nos prazos previamente estabelecidos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp