COTIDIANO
Alimentação para fazer um bom Enem: ‘manter a mente ativa, bem nutrida com vitaminas e minerais’
Nutricionista dá dicas sobre o que comer antes de ir, quais alimentos evitar e o que levar de lanche para o exame.
Publicado em 19/11/2022 às 12:11
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova extensa, com 5h30 de duração no primeiro dia e 5h no segundo domingo. Para manter a energia é importante uma boa alimentação antes e durante o tempo de prova. A nutricionista Daniela Sidaury dá dicas sobre o que comer antes de ir, quais alimentos evitar e o que levar de lanche para o exame.
Para Daniela Sidaury, a alimentação saudável, principalmente para estudantes, deve ser prioridade na rotina. "Sei que muitas vezes acabamos deixando um pouco de lado, por achar que pode ser algo muito trabalhoso, mas se alimentar bem é simples", explica a nutricionista.
Nos dois dias de prova é ideal ter uma alimentação limpa, capaz de te dar energia para aguentar o tempo de duração do exame, e ajudar também no controle da ansiedade e estresse. A nutricionista lembra que todas as refeições do dia são importantes.
No café da manhã, é recomendável consumir frutas, ovos, queijos, tapioca, café ou chá (principalmente para os ansiosos). Ainda pela manhã, é importante não pular o lanche, é ideal que o estudante consuma vitamina C para que no meio da tarde não venha a fome aumentada, o desejo por doces ou a fadiga que geralmente acontece. No lanche da manhã, podem ser consumidas frutas cítricas como abacaxi, goiaba, laranja, e também a banana que é fonte de triptofano e ajuda no relaxamento muscular.
No almoço é recomendado evitar fazer um lanche corrido por estar perto da hora da prova. O ideal é fazer uma refeição o mais completa e colorida possível: salada crua, vegetais e legumes cozidos – 4 cores diferentes: verde, vermelho, roxo e laranja (alface, acelga, brócolis, tomates, beterraba, cenoura), acompanhadas de uma boa fonte proteica e os carboidratos para energia.
A nutricionista sugere que metade do prato seja preenchido com legumes e vegetais da forma como preferir e com aqueles que realmente goste de comer, 1⁄4 do prato de proteína que pode ser: carne, frango, peixes ou crustáceos, e um carboidrato (arroz, mandioca, batata doce). "Evite o consumo de farináceos antes da prova, com a rápida digestão deles, no meio da prova você pode sentir mais fome", alerta a Sidaury.
O que evitar comer durante a prova
Os lanches prontos como salgadinhos industrializados, chocolates, biscoitos, refrigerantes ou sucos industrializados devem ser evitados durante a prova. Além disso, o longo tempo de prova e o calor podem ser ruins para produtos como iogurtes e outras bebidas com leite.
O que levar para comer durante a prova
Antes de tudo, consuma água! Um dos pontos principais é se hidratar bem. Garrafas transparentes são permitidas no exame. Para os lanches pode levar frutas picadas, como kiwi, morango, melancia, uvas, etc. Algum mix de oleaginosas, como castanhas de caju, nozes, amendoim, que são ricos em micronutrientes como zinco e selênio para ajudar na concentração.
Para as pessoas que sentem vontade de doces após o almoço, é recomendável um chocolate meio amargo. "Não precisa de uma barra grande, uma pequena de 30g é suficiente. A dica é deixar dissolver na boca e não mastigar", explica Daniela. Já no caso das pessoas que sentem vontade de algo mais salgado, um sanduíche natural com patê de frango ou atum com creme de ricota ou cottage.
O importante é manter a mente ativa, bem nutrida com vitaminas e minerais", finaliza a nutricionista.
Comentários