icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Revisão eleitoral ainda representa 3% do total

Revisão eleitoral com dados biométricos deve ser concluída até 21 de março.

Publicado em 07/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 15:03


Apenas 3,07% dos eleitores paraibanos que precisam fazer o recadastramento biométrico até março de 2014 procuraram os pontos de atendimento da Justiça Eleitoral. Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) assinou um termo de cooperação técnica com as prefeituras e câmaras municipais de Boa Vista e Lagoa Seca e com as prefeituras de Campina Grande e Massaranduba para reforçar a coleta de dados nesses municípios. Até 21 de março de 2014, 19 municípios precisam concluir a revisão eleitoral com dados biométricos, a exemplo do que já aconteceu com Cabedelo, Pedras de Fogo, Piancó e Santana dos Garrotes.

Dos 908.321 eleitores das 19 cidades, 27.886 realizaram o recadastramento até a última sexta-feira. Em João Pessoa, 14.467 eleitores dos 481.358 atualizaram o cadastro, correspondendo a 3,02% do eleitorado. Já na Zona Eleitoral de Campina Grande, que também inclui os municípios de Lagoa Seca, Massaranduba e Boa Vista, 10.219 eleitores (3,13%) dos 280.207 se submeteram ao cadastramento. Na região de Mamanguape, 2.550 realizaram o recadastramento, contando com os eleitores de Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Capim e Mataraca. Outros 650 eleitores regularizaram o cadastro em Caiçara.

Para o presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, a parceria é fundamental para que a Justiça Eleitoral atinja a meta de concluir o recadastramento biométrico do eleitorado da Paraíba dentro do prazo. “Somos eleitores e sabemos que não se faz uma eleição sem a parceria do TRE com os órgãos federais, estaduais e municipais. Nosso número de servidores é muito reduzido. Especialmente porque as prefeituras são a célula maior da sociedade, são mais de 5 mil municípios, e ficamos satisfeitos em contar com este apoio”, declarou.

Além da ampliação de número de stands de atendimento no Fórum Eleitoral de Campina Grande, o termo prevê a instalação de um posto de atendimento no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia de Campina Grande. Em Boa Vista, após o treinamento dos servidores cedidos, a Justiça Eleitoral deve instalar um posto de atendimento no prédio da Biblioteca Memorial Cultural e Política, vinculado à Câmara de Vereadores.

Em Lagoa Seca, o posto deverá funcionar na Câmara de Vereadores. Já em Massaranduba, os postos deverão ser instalados no Salão Paroquial da Igreja Católica da cidade.

JUSTIÇA VAI CAPACITAR MAIS DE 300 SERVIDORES

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, a expectativa é que mais de 300 funcionários de órgãos municipais, estaduais e federais sejam capacitados para atuar no recadastramento do eleitorado.

O primeiro convênio firmado pelo TRE para viabilizar o recadastramento biométrico foi com o Tribunal de Justiça da Paraíba, que já possui três kits para atender o público que frequenta o tribunal. “Nos próximos dias, vamos colocar mais três kits no Fórum Civil e dois no Fórum Criminal”, afirmou Leonardo. O TRE também assinou termo de cooperação técnica com os municípios de Mamanguape, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Capim e Mataraca.

Nas eleições passadas, apenas Cabedelo, Pedras de Fogo, Piancó e Santana dos Garrotes utilizaram o sistema biométrico.

Além da impressão digital, o recadastramento também inclui foto e assinatura digital do eleitor. Em João Pessoa, os eleitores podem procurar o Fórum Eleitoral, no bairro Tambiá, de segunda a quinta-feira, do meio-dia às 18h, e as sextas-feiras, das 7h às 13h.

CONVÊNIO AMPLIA ATENDIMENTO EM CG

O TRE firmou um convênio de cooperação técnica com a prefeitura de Campina Grande para ampliar a capacidade de atendimento para o recadastramento biométrico. Com a parceria, 44 servidores municipais foram cedidos ao TRE e o horário de atendimento foi ampliado para os dois turnos, diariamente, no Fórum Eleitoral. A capacidade subiu de 150 para até 800 eleitores por dia.

Mais de 96,8% dos cerca de 280 mil eleitores de Campina Grande ainda comparecerão ao recadastramento, segundo o TRE. Até a última sexta-feira, dia 3, apenas 10.219 haviam sido recadastrados. O termo de cooperação técnica foi assinado ontem pelo presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti, e pelo prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, em solenidade no auditório da Justiça Federal.

O presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti, orientou que os eleitores compareçam o quanto antes para evitar filas no final do prazo e destacou a importância da parceria. Além dos servidores, a prefeitura de Campina também cedeu o Centro de Tecnologia Severino Loureiro, no Largo do Açude Novo, para servir de posto de atendimento. O prefeito Romero Rodrigues adiantou que pretende ceder outros espaços.

Em Boa Vista, o atendimento começou ontem e vai até 21 de junho, na Câmara Municipal. Em Massaranduba, o recadastramento começa em junho e vai durar 3 meses. Já em Lagoa Seca, o trabalho começa a partir de outubro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp