PLENO PODER
Equipamentos quebrados, ausência de escalas e de higiene em banheiros: TCE faz radiografia de UBSs na Paraíba
As escalas de trabalho dos médicos não estavam em locais acessíveis aos usuários em 114 unidades, 62,3%
Publicado em 17/11/2022 às 11:22
No início do mês o Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizou uma importante ação: uma auditoria coordenada, em 150 cidades paraibanas, para identificar a situação das unidades de saúde nessas localidades. No total, 183 postos foram inspecionados. Seis estavam fechados por motivos diversos.
Os resultados encontrados pelos auditores preocupam.
Em 35 postos de saúde visitados não havia condições de higiene satisfatórias nos banheiros. As escalas de trabalho dos médicos não estavam em locais acessíveis aos usuários em 114 unidades, 62,3%.
Um outro ponto fundamental: em 39 unidades visitadas as equipes de trabalho estavam incompletas.
No quesito equipamentos, mais um gargalo. Os serviços oferecidos à população estão sob risco de comprometimento em 147 locais. Nesses postos (80,33%) foram encontrados utensílios quebrados, com capacidade de prejudicar o funcionamento das unidades.
De acordo com o TCE, de janeiro a outubro deste ano essas cidades tiveram despesas de R$ 703,11 milhões na atenção básica.
O uso desses recursos precisa ser aperfeiçoado. O quadro encontrado pelos auditores escancara a necessidade de aprimoramento das gestões. Os usuários, que pagam a conta, estão recebendo um serviço ruim, muito abaixo do esperado.
Comentários