SAÚDE
Paraíba realiza ações de enfrentamento ao câncer de próstata no Novembro Azul
Várias instituições de saúde realizam uma programação especial, com exames e palestras educativas.
Publicado em 17/11/2022 às 10:52
No mês em que se lembra do Novembro Azul, para conscientizar a população sobre os riscos do câncer de próstata e da necessidade de se realizar exames preventivos, várias instituições de saúde realizam uma programação especial, com exames e palestras educativas na Paraíba.
Pelo Governo da Paraíba, por exemplo, o foco são nos homens a partir de 50 anos, que poderão ser atendidos pelo Centro Especializado do Diagnóstico do Câncer (CEDC), em João Pessoa, para consultas especializadas com urologistas, toque retal e ultrassonografias, visando assim a prevenção do câncer de próstata.
O CEDC, que até então tinha um serviço voltado exclusivamente para as mulheres, com diagnósticos de câncer de mama, colo de útero e tireoide, vai passar a oferecer atendimento aos homens mesmo depois da programação de Novembro Azul, com diagnóstico precoce do câncer de próstata, que permanecerá como rotina do serviço.
Durante o Novembro Azul, o atendimento no CEDC será de segunda a sexta-feira, com início às 7h da manhã. O agendamento será por meio da Regulação Estadual, pelos municípios, mediante apresentação dos resultados de PSA alterado e exames de imagem (ultrassonografia, tomografia, entre outros), para avaliação junto ao urologista.
Para o agendamento, o usuário deverá buscar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município, para a realização dos exames preliminares (PSA, ultrassonografia, tomografia, etc). Após a avaliação, se for identificada a necessidade, o usuário será encaminhado para o CEDC.
Pelos municípios
Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando aões de prevenção ao câncer de próstata e de promoção à saúde do homem nas Unidades de Saúde da Família (USFs), policlínicas e outros serviços da rede municipal, além de atividades em empresas e órgãos parceiros.
Nas USFs e policlínicas, estão sendo oferecidos serviços de saúde direcionados para a população masculina. Os usuários têm acesso a consultas médicas, atendimento de enfermagem, atendimento odontológico, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), verificação de glicemia e pressão arterial exames, encaminhamentos para especialidades e atividades educativas.
Ações estão sendo realizadas também em uma série de empresas que firmaram parcerias com o município. Nesses casos, são realizadas palestras educativas sobre saúde integral do homem, abordando pontos como câncer de próstata, câncer de pênis, diabetes, hipertensão e obesidade.
Já em Campina Grande, estão sendo ofertadas consultas, vacinação e testes rápidos. Em alguns casos, acontecem também encaminhamentos para exames mais complexos. Estão sendo desenvolvidas também outras ações em campos de futebol de pelada, nos parques da Criança e da Liberdade, e em locais como Feira Central, Estação Cidadania, Feirinha do Severino Cabral, algumas empresas privadas, terminais rodoviários e aeroporto, unidades básicas de saúde (UBS), entre outros.
Apesar do foco ser no câncer de próstata, a campanha deste ano na cidade busca um enfoque mais geral, para que os homens cuidem de forma integral da saúde. O objetivo é convocar os homens a colocarem na sua rotina o cuidado com a saúde.
Ao longo do mês, assim, está havendo um mutirão de consultas com urologistas e o aumento significativo da oferta de exames para detecção do câncer de próstata, principal causador de morte entre os cânceres nos homens. A idade adequada para procurar atendimento é de 50 anos para homens sem fatores de risco e 45 para aqueles com fatores de risco, como ter histórico familiar. Homens negros também têm maior pré-disposição.
Nesta quinta-feira (17), as ações vão acontecer no Parque da Liberdade. As próximas serão no Parque da Criança (20), no Hospital Universitário Alcides Carneiro (23), na Estação Cidadania (26) e no campo de futebol da feirinha do Severino Cabral (27).
Napoleão Laureano
O Hospital Napoleão Laureano, de João Pessoa, também aderiu ao Novembro Azul, com uma série de ações voltadas ao público masculino.
Em alusão à Campanha do Novembro Azul, haverá uma programação voltada para os colaboradores, pacientes e população masculina de João Pessoa. Nesta sexta-feira, por exemplo, vai haver uma palestra sobre prevenção do câncer de próstata na própria unidade hospitalar.
Já no dia 25, serão realizadas 60 avaliações urológicas para colaboradores do Napoleão, todos acima de 50 anos. A orientação é que os interessados tragam para a avaliação o exame de PSA recente. Os agendamentos acontecerão no Núcleo Interno de Regulação.
Comentários