icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Black Friday: entenda de onde vem a tradição da data

Em 2022, o evento vai ser no dia 25 de novembro. Data teve origem nos Estados Unidos, onde a Black Friday acontece depois do feriado de Ação de Graças.

Publicado em 18/11/2022 às 11:19


                                        
                                            Black Friday: entenda de onde vem a tradição da data
Foto: CardMapr / Unsplash

A Black Friday é esperada o ano inteiro, principalmente por quem busca economizar em compras maiores. Embora seja um período que tenha se fixado no Brasil, a data teve origem nos Estados Unidos, onde a Black Friday acontece tradicionalmente depois do feriado de Ação de Graças.

Existem algumas teorias sobre o surgimento do termo. Apesar de hoje o nome ser associado a um dia de compras com descontos, o termo Black Friday, que na tradução livre significa "sexta-feira negra", foi usado pela primeira vez em 1869, quando dois especuladores, Jay Gould e James Fisk, tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York.

Quando o governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, os preços caíram e muitos investidores perderam grandes fortunas. Esse dia ficou conhecido como black friday ou “sexta-feira negra”.

No entanto, segundo Bonnie Taylor-Blake, pesquisador da Universidade da Carolina do Norte, a Factory Management and Maintenance - uma newsletter do mercado de trabalho - reivindica a autoria do uso do termo Black Friday.

Em 1951, uma circular da empresa chamou atenção para a incidência de profissionais doentes naquele dia, um dia após o feriado de Ação de Graças.

"A síndrome da sexta-feira após o Dia de Ação de Graças é uma doença cujos efeitos adversos só são superados pelos da peste bubônica. Pelo menos é assim que se sentem aqueles que têm de trabalhar quando chega a Black Friday. A loja ou estabelecimento pode ficar meio vazio e todo ausente estava doente", dizia a circular.

Embora a data seja considerada o maior dia de compras do ano, a data só ganhou esse título em 2021. Isso porque, por muitos anos, a regra não era que os americanos adoravam uma liquidação, mas sim que gostavam de procrastinar. Ou seja, até então era no sábado – e não na sexta-feira – que as promoções ocorriam.

LEIA TAMBÉM: Inflação sobe 0,59% em outubro, após três meses de deflação

A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online e já chegou como uma avalanche para o comércio. Assim como nos Estados Unidos, a Black Friday Brasil acontece anualmente na sexta-feira seguinte à quarta quinta-feira de novembro.

Em 2022, o evento vai ser no dia 25 de novembro. Mas é sempre bom lembrar que, principalmente no Brasil, os descontos não ocorrem apenas na sexta-feira: todo o mês de novembro é recheado de promoções.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp