SAÚDE
Paxlovid: Anvisa aprova venda em farmácias de remédio da Pfizer contra Covid
Medicamento só vai poder ser comercializado com receita médica e é voltado para uso adulto.
Publicado em 21/11/2022 às 15:35
O Paxlovid, medicamento para o tratamento de Covid-19, teve a sua venda aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta segunda-feira (21).
Desenvolvido pela Pfizer, o remédio consiste em dois medicamentos antivirais combinados, o nirmatrelvir e o ritonavir que, juntos, bloqueiam uma enzima que o vírus da Covid-19 precisa para se replicar no corpo.
A Anvisa liberou o fornecimento do remédio para hospitais particulares no Brasil, além das farmácias. Quem quiser comprar o Paxlovid, no entanto, vai ter que apresentar receita médica e seu uso é voltado para o público adulto.
Além disso, a recomendação é de que o tratamento com o Paxlovid seja feito naquelas pessoas que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid grave.
Para que o tratamento seja efetivo, os dois comprimidos devem ser tomados juntos por via oral, duas vezes ao dia, durante 5 dias, de acordo com a Anvisa.
A agência afirmou que a decisão para liberação do medicamento leva em consideração a venda do produto em outros países, como Estados Unidos e Canadá, além do cenário epidemiológico atual, com o aumento de casos por todo o país e circulação de novas variantes do vírus.
Na Paraíba, na última semana, foram registrados cerca de 4.262 novos casos de Covid-19, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Além disso, somente nas últimas 24 horas, foram registrados cerca de 1.191 novos casos na região.
*com informações de g1
Comentários