VAMOS TRABALHAR
Copa do Mundo 2022: empresa é obrigada a liberar funcionários para jogos do Brasil?
Advogada trabalhista Rayane Tavares explicou quais são as alternativas para empregadores e funcionários.
Publicado em 24/11/2022 às 6:15
A Copa do Mundo 2022 começou, e o Brasil tem três jogos na primeira fase da competição, entre o fim de novembro e começo de dezembro. Algumas repartições públicas já anunciaram alterações nos horários de expedientes nos dias em que a seleção brasileira entra em campo. Mas, e as empresas privadas, devem liberar os funcionários?
A advogada trabalhista Rayane Tavares explicou que não existe uma lei que obrigue a empresa a ceder folga ou pausa para os jogos. Inclusive, pode haver punição.
>>> Veja o que abre e o que fecha em João Pessoa nos dias de jogos
>>> Veja o que abre e o que fecha em Campina Grande nos dias de jogos
“Quem falta de forma injustificada vai ter desconto salarial, vai ser chamado a atenção e sofrer advertência. E, dependendo da reiteração dessa conduta, poderá a até ser levado a uma demissão por justa causa”, destacou a advogada.
No entanto, Rayane ressaltou que os horários dos expedientes podem ser flexibilizados, caso empregadores e colaboradores cheguem a um acordo.
Para isso, podem ser usados como banco de horas, compensação do tempo de pausa dentro do mês trabalhado e até mesmo o home office.
Outra alternativa é que a empresa adote mecanismos para oferecer uma estrutura para que a equipe possa assistir aos jogos sem precisar se deslocar, estando à disposição da empresa e sem desconto salarial.
Comentários