CADERNO ANIMAL
♫♪"Vem chegando o verão..."♫♪
Publicado em 03/12/2022 às 13:35
Chegou a época mais esperada do ano!
Férias, praia, piscina...muito calor e sol!
E nossos pets não ficam de fora das nossas programações.
Mas quais os cuidados que devemos tomar nesse período para preservar a saúde deles e assim conseguirmos mantê-los próximos sem problemas?
Horário de passeios
Os passeios no verão devem ser bem cedinho ou no final da tarde, para evitar que os cães machuquem as patinhas no chão quente ou passem mal devido ao calor.
Principalmente para os braquicefálicos - bulldog, shih-tzus, boxer, pug e outras raças que tem como característica esse focinho achatado - que necessitam de maior atenção nessa época.
Um dica é colocar o dorso da mão no chão e esperar entre 5 a 10 segundos; se não estiver quente pra você, também não está pro seu cão.
Hidratação
Ofereça livremente água fresca e limpa para seu cãozinho. Se preciso, troque a água várias vezes ao dia e, nos passeios, leve uma garrafinha de água e um potinho.
Água de coco também está liberada para cães saudáveis.
Manter o seu cão hidratado é fundamental!
Respeite o seu cão
Se o seu cãozinho não gostar de entrar no mar ou na piscina, não o force; os passeios na praia ou na piscina devem ser prazerosos pra você e pra ele.
Se estiver muito quente, molhe-o aos poucos, apresente a água de maneira suave e brincando sempre; mas, se ele apresentar medo, não obrigue-o a entrar na água.
Acessórios
Além da coleira/peitoral e guia, mantenha sempre o seu cão com a plaquinha de identificação e evite acessórios de metal e roupas.
Se for levá-lo pra piscina ou praia, o colete salva-vidas próprio para pets é uma item de segurança importante para os que gostam de nadar.
Nos passeios diurnos, o uso do protetor solar em locais com menos pelos (como o focinho) e em cães de pelagem curta e branca também é fundamental.
Roupas de proteção UV para cães de pelo curto e pelagem clara também poderão ser usadas como uma forma de proteção extra - observando sempre se o cão não está com muito calor.
Em casa
Ofereça locais frescos e com sombra para que o cãozinho possa se abrigar nas horas mais quentes do dia.
Ofereça água em abundância e, se estiver muito quente, pode até colocar umas pedrinhas de gelo pra refrescar.
Não deixe comida e água expostos ao sol.
Evite o banho com água quente.
Comentários