CADERNO ANIMAL
Por que meu cachorro rói tudo que vê?
Publicado em 09/12/2022 às 17:20
Quem tem filhotes em casa pode ter histórias pra contar de móveis, sapatos e diversos objetos roídos.
Mas roer não é um hábito apenas dos filhotes; cães adultos também podem ser exímios roedores, destruindo pés de cadeiras, sofás, cobertores e vários objetos ao seu alcance.
Mas porque isso acontece?
Roer é um comportamento natural da espécie, provavelmente herdado de seus ancestrais selvagens.
O ato de roer é relaxante, alivia o estresse, diminui a ansiedade, contribui para o fortalecimento da mandíbula e até ajuda na limpeza dos dentes.
Entretanto o roer em excesso, ao ponto de destruir objetos da casa, pode ser sinal de que seu cãozinho precisa de mais exercícios ou de uma rotina mais definida e até de brinquedos mais adequados.
Atualmente, podemos encontrar brinquedos próprios para roer como os de nylon e os de madeira; que são seguros para deixar com o cãozinho na sua ausência, desde que sejam do tamanho adequado para o porte dele.
Além dos brinquedos, existem os mordedores desidratados como os cascos, chifres e os ossos naturais, como fêmur e úmero bovino ou suíno.
Para os cachorros raiz, os ossos recreativos crus também são uma excelente opção; mas aconselhamos que você converse com o veterinário de sua confiança para orientar quais os ossos permitidos de acordo com o tamanho de seu cão e sobre o congelamento profilático necessário.
Caso seu cãozinho tenha essas opções e ainda continua a destruir as coisas em casa, investigue a real causa do problema:
- Consulte um veterinário para um check-up, e assim descartar qualquer patologia;
- Procure um profissional em comportamento canino para identificar o que precisará ser modificado na rotina dele pois seu cãozinho pode estar com acúmulo de energia e/ou estressado.
Comentários