CONVERSA POLÍTICA
Veja roteiro da posse de Lula e Alckmin em 1º de janeiro
O roteiro da posse de Lula terá início a partir das 13h45 com a chegada de chefes de Estado e de Governo ao anexo 1 do Senado Federal, em Brasília.
Publicado em 16/12/2022 às 8:25
O roteiro da cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que acontecerá em 1º de janeiro, foi divulgado nesta quinta-feira (15). É a última vez que a cerimônia será nesta data. A partir de 2027, o presidente da República tomará posse no dia 5 de janeiro.
A solenidade terá início a partir das 13h45 com a chegada de chefes de Estado e de Governo ao anexo 1 do Senado Federal, em Brasília. As demais autoridades e convidados serão direcionados ao Salão Branco do Congresso Nacional.
Às 14h20, Lula e Alckmin chegarão na Catedral Metropolitana de Brasília. O cortejo partirá às 14h30 em direção ao Congresso, com chegada prevista para às 14h40. Eles serão recepcionados pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
O rito da posse será iniciado a partir das 15h, com a seguinte ordem: abertura da sessão solene, execução do hino nacional, compromisso constitucional, leitura e assinatura do termo de posse. Posteriormente acontecerá o pronunciamento do presidente da República, que sera seguido pela fala de Pacheco e pelo encerramento.
A partir das 15h50, presidente e vice se deslocarão para a sala de audiências da Presidência do Senado. Às 16h, seguirão para a área externa do Palácio. Cinco minutos depois, começará o ato de honras militares.
A saída de Lula e Alckmin do Congresso rumo ao Palácio do Planalto está prevista para ocorrer às 16h20. A expectativa da primeira-dama, Janja Lula da Silva, é que a solenidade no Planalto ocorra durante o pôr do sol, a partir das 17h. Ainda de acordo com ela, a parte da solenidade prevista para ocorrer no Itamaraty deverá ter início às 18h30.
Show da posse de Lula
Janja é a responsável pela organização do evento, inclusive da festa que ocorrerá no gramado da Esplanada dos Ministérios, com shows de vários artistas. As apresentações ocorrerão em dois palcos, batizados de Gal Costa e Elza Soares, dois ícones da música brasileira e que faleceram este ano.
Entre os artistas esperados para a festa estão Fernanda Abreu, Leoni, Margareth Menezes, Otto, Maria Rita, Gaby Amarantos, Odair José, Martinho da Vila, Chico César e Pablo Vittar.
O público poderá acompanhar da Esplanada o tradicional desfile em carro aberto, no qual Lula percorrerá a pista em frente aos ministérios. Pelos telões, o público também assistirá aos eventos protocolares, como o ato que oficializa a posse, no Congresso Nacional, o pronunciamento e a transmissão da faixa presidencial.
Confira o roteiro da cerimônia de posse no Congresso Nacional:
13h45 às 14h30 - Chegada dos Chefes de Estado e de Governo. Anexo 1 do Senado Federal.
13h30 às 14h30 - Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.
14h20 às 14h30 - Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília.
14h30 - Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.
14h40 - Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.
15h - Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; Execução do Hino Nacional; Compromisso Constitucional; Leitura e assinatura do Termo de Posse do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos; Pronunciamento do Presidente da República; Pronunciamento do Presidente do Congresso Nacional; e Encerramento da Sessão Solene.
15h50 - Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do Senado.
16h - Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio.
16h05 - Início da cerimônia externa de honras militares.
16h20 - Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto.
Comentários