ESPORTES
Copa do Mundo no Catar: Messi brilha, Argentina vence França nos pênaltis e conquista o tri
Com grandes exibições de Messi e Mbapé e após um 3 a 3 com direito a prorrogação, a Argentina levou a melhor nos pênaltis e agora é tricampeã
Publicado em 18/12/2022 às 15:04 | Atualizado em 18/12/2022 às 16:14
Uma final histórica. Craques, gols, nervosismo, reviravoltas. A decisão da Copa do Mundo de 2022 marcou o equilíbrio de dois bons times, capitaneados por dois gênios da bola: Messi e Mbappé. Quis os deuses da bola que Messi não acabasse a sua carreira sem erguer o troféu do mundial. Após um 3 a 3 com direito a prorrogação, a Argentina levou a melhor nos pênaltis e agora é tricampeã.
No primeiro tempo, a Argentina foi completamente superior. Deu pouco espaços à França, fez uma marcação forte e se defendeu da melhor maneira: atacando. O time comandado por Messi equilibrou paciência e verticalidade. Sempre explorando mais o lado esquerdo, acionando Di Maria.
O primeiro gol sai assim. Di Maria recebe na esquerda, faz bela jogada, invade a área e é derrubado por Dembelé. Messi pega a bola, bate com tranquilidade e abre o placar.
O segundo foi uma aula de contra-ataque. O time argentino teve calma, começou a jogada como goleiro, esperou espaço e se aproveitou dele. Messi recebeu de De Paul no meio, abriu bem para Molina, que encotrou Mac Allister, que tocou para Di Maria ampliar o placar.
Na segunda etapa a coisa foi diferente. A França voltou mais ligada, com disposição, mas a Argentina conseguiu controlar a maior parte da segunda etapa. Mas ai entrou em cena Mbappé. Em uma das poucas investidas francesas que deram certo até ali, Thuram se aproveitou de uma decisão errada de Otamendi, passou do defensor e foi derrubado dentro da área. Mbappé bateu bem e diminuiu.
Com as mudanças, a França passou a ganhar quase todas as bolas, no aspecto físico. Passou a ser mais perigosa e tinha seu craque iluminado. Em uma tabela entre ele e Thuram, Mbappé recebeu nas costas da defesa, bateu de primeira e empatou o duelo, que foi para a prorrogação.
A prorrogação foi equilibrada, chances para dois lados e dois gols. Messi marcou para a Argentina na segunda etapa do tempo extra, enquanto que Mbappé, de pênalti novamente, empatou para a França.
Nos pênaltis, brilhou a estrela mais uma vez de Emiliano Martínez, que pegou dois pênaltis e definiu que a equipe argentina é a atual campeã mundial.
Comentários