COTIDIANO
Prazo para justificar ausência nas Eleições 2022 termina nesta segunda (9)
Quem não justificar a ausência no 2º turno das Eleições 2022 terá que pagar uma multa para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.
Publicado em 09/01/2023 às 6:34
Termina nesta segunda-feira (9) o prazo para os eleitores justificarem a ausência no segundo turno das Eleições 2022. Quem não justificar a ausência terá que pagar uma multa para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.
A multa aplicada a quem não justificar o voto dentro do prazo da Justiça Eleitoral é referente a cada turno das eleições. Além de pagar multa, as pessoas podem ficar impedidas de assumir cargos públicos e emitir ou renovar o passaporte.
Não precisam justificar a ausência jovens maiores de 16 anos e menores de 18 anos; idosos acima de 70 anos; e pessoas com deficiência física ou mental que tenha impossibilitado o voto.
Como justificar ausência nas Eleições
É possível justificar o voto através do aplicativo e-Título, a versão digital do Título Eleitoral. O Sistema Justifica também pode ser usado, ou ainda o Requerimento de Justificativa Eleitoral - documento que deve ser entregue na zona eleitoral onde o título é registrado.
Comentários