ECONOMIA
Novos empreendedores de Food trucks apostam em eventos realizados na capital
O novo modelo de negócio movido por rodas, os food trucks, é sensação do empreendedorismo em João Pessoa. Eles estacionaram na Conferência Nuvem
Publicado em 31/10/2015 às 9:33
O novo modelo de negócio movido por rodas, os food trucks, sensação do empreendedorismo em João Pessoa, estacionaram na Conferência Nuvem, no Centro de Convenções Cidade Viva, no bairro Aeroclube. A oferta do cardápio de lanches de gelados, massas e doces, oferecidos por esse novo modelo de negócio, foi incluído pela organização do evento para elevar as opções de alimentação para os mais de mil participantes. A Conferência Nuvem é parte integrante do Godstock 2015 (www.cidadeviva.org), movimento idealizado pela Cidade Viva.
Nos primeiros dois dias do evento da Conferência Nuvem, a food truck ‘A Kombi, que comercializa uma massa oriunda da Bélgica, que pode ser recheada de camarão, carne de sol e filé de lagos, chamada de waffles, esgotou as suas vendas antes mesmo de terminar a programação musical das duas noites da Conferência. A massa de waffles foi ‘abrasileirada’ pela empreendedora e publicitária Juliana Priscila Lima Silva, que mostrou que a paixão pela gastronomia associada à qualidade do produto amplia as vendas, mesmo em tempo de baixas vendas. “Há três meses estamos com esse negócio e a nossa variedade de sabores tem sido bem aceito pelos clientes. Aqui no evento da Cidade Viva, além de uma paz tremenda, nossos produtos logo se esgotaram e me senti muito abençoada”, declarou.
Com os dias quentes de outubro, os picolés da food bike ‘Eita Geladin’, de Inácio Luiz Andrade Sousa, estão refrescando muitos participantes do evento. Neste sábado, as vendas devem se intensificar. “A expectativa deste sábado são boas, pois o público alvo é de jovens alegres e buscam por produtos mais saudáveis”, revela Inácio.
PROJETOS DE IMPACTO
Durante este sábado (31), último dia da Conferência Jovem no Centro de Convenções Cidade Viva, a programação segue recheada nos três turnos com as experiências sociais que vem impactando escolas, comunidades e até toda uma cidade por meio de trabalhos de ONGs e igrejas. A proposta da Conferência é inspirar entidades, igrejas e jovens para ampliar as ações pelas cidades. Serão ao todo dez pequenas palestras com mesas redondas em seguida. O encerramento vai contar as apresentações musicais do grupo Cidade Jovem, da igreja Cidade Viva, e da banda de rock gaúcha Tanlan. A programação completa pode ser visualizada no endereço http://conferencianuvem.com.br
Um dos destaques da manhã de sábado será o trabalho voltado para adolescentes e jovens de dez cidades do país por meio da experiência da ONG ‘Makanudos de Javeh’, desenvolvido pelo líder Thiago Torres, que já alcançou mais de 100 mil jovens. A ONG atua em parceria com escolas públicas de São Paulo realizando projetos que contribuem para conscientização na área sexual, prevenção, valorização do jovem na sociedade para formação de cidadãos. O palestrante Thiago Torres vai trazer os impactos do trabalho na vida de jovens de escolas públicas, que é feita por profissionais e jovens comprometidos que doam tempo, orações e recursos.
Além do trabalho da ONG Makanudos de Javeh, os participantes vão ouvir ainda as experiências na manhã com o pastor e líder da Rede ZOE, Roberto Bottrel e do pastor e Fundador da ONG Cristã Toca do Estudante, José Libério, em São Paulo e do pastor e Líder dos jovens da Igreja Batista de João Pessoa, Martinho Junior.
No turno da tarde, um dos destaques da Conferência Nuvem é o líder da ONG Novo Jeito, Fábio Silva, que é administrador de formação, empresário na área de saúde, palestrante e especialista em Gestão Empresarial no Recife. Apaixonado por pessoas, Fábio faz de cafeterias ‘gabinetes de aconselhamento’ e instalou um medidor de voluntários: o primeiro “Voluntariômetro”. Há cinco anos, o empresário Fábio Silva percebeu nesse contexto uma forma de mobilizar organizações, voluntários e empresas e criou a ONG Novo Jeito, responsável por inúmeras mobilizações sociais em todo o país. A experiência inspirou a criação da plataforma ‘Transforma Recife, que cruza dados de ONGs que precisam de mão de obra voluntária com pessoas que querem fazer trabalhos sociais. Já são 25 mil pessoas cadastradas de 326 ONGs. O Novo Jeito tem como missão promover o "Reino do Bem" quer transformar Recife na cidade com maior solidariedade do país por meio de pessoas que se uniram para fazer e pensar ações práticas e eficientes.
Ainda na parte da tarde, será a vez da experiência da ‘Missão Cena’, um ministério interdenominacional de missão integral urbana. O líder Paulo Cappelletti atua desde 1987 levando amor, serviço e cuidado em prostíbulos, ruas e pontos de droga. Além da base, que fica na Cracolândia, Centro de São Paulo, há uma fazenda para recuperação de dependentes químicos, creche e Casa de Família. Com ações nas quatro frentes - prevenção, resgate, recuperação e ressocialização -, a Missão Cena é hoje um dos mais fortes grupos no Brasil a realizar este trabalho voltado para os excluídos da sociedade. O líder Paulo Cappelletti vai estar na Conferência passando sua experiência na Missão Cena e a decisão que ele tomou com a família para levar o amor de Deus e viver com os excluídos da sociedade.
Também fala aos participantes neste sábado, o pastor reconhecido como um dos pioneiros no trabalho desenvolvido em comunidades carentes do Rio de Janeiro, o Pedro do Borel. Outro líder da igreja A Ponte e do Fundador do projeto ‘Plano B’, no Recife (PE), Guilherme Franco, será palestrante e debatedores na Conferência à tarde.
O QUE É CONFERÊNCIA NUVEM?
O líder da Rede Nuvem (ministério de jovens) da Cidade Viva e coordenador da Conferência, Thiago Dutra, vai encerrar a Conferência com a mensagem, às 20h. Ele revelou que os palestrantes e as apresentações musicais (Os Arrais, Livres, Tanlan e Cidade Jovem), que estão realizando um trabalho relevante e diferenciado de vários Estados do país, atraíram mais de 200 pessoas de outras regiões do país. “É tanto que as inscrições terminaram 15 dias antes da abertura do evento. Temos caravanas de jovens de vários Estados do Nordeste e de outras regiões do país como Norte, Sudeste e Sul, que se inscreveram para esses três dias de Conferência”, destacou.
Thiago Dutra explicou ainda o tema central da Conferência. “A ideia de ter jovem como uma ‘Nuvem’ é muito interessante porque a Bíblia chama os heróis da fé de uma “nuvem de testemunhas”. Nós como jovens devemos ser uma nuvem na nossa sociedade para cobri-la de uma palavra abençoada, de uma ética diferente, enfim, precisamos ser uma nova geração para mudar a sociedade brasileira e o mundo. Para tanto, precisamos nos inspirar em bons exemplos e os temas das mensagens da Conferência Nuvem são tremendos nesse sentido, pois mantêm o foco nos propósitos da igreja Cidade Viva, que é de conectar pessoas a Deus, buscar o crescimento para depois compartilhar com o próximo. Não temos dúvida do que temos ouvido nesses três dias vão nos inspirar ainda mais para as ações do Godstock, que inicia este ano com muita reflexão de impacto para a sociedade paraibana de ações relevantes que estão acontecendo no país”, frisou.
Comentários