PLENO PODER
João Azevêdo anuncia nomes dos 'imexíveis' no 1º escalão; veja lista
Maioria dos nomes anunciados fez parte da primeira gestão
Publicado em 17/01/2023 às 8:54
O governador João Azevêdo (PSB) anunciou ontem à noite mais nomes que irão compor o secretariado em seu segundo mandato. Na lista estão secretários que já faziam parte da primeira gestão e eram, há muito tempo, considerados 'imexíveis'.
É o caso de Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos); Roberto Paulino (secretário chefe de governo); Ronaldo Guerra (chefe de gabinete do governador); Nonato Bandeira (Comunicação Institucional); Gilmar Martins (Planejamento), Marialvo Laureano (Fazenda); Fábio Andrade (Procuradoria) e Jean Nunes (Segurança Publica).
A avaliação da gestão é de que, nessas pastas, não havia espaço para mudanças. Juntas elas formam o 'núcleo' central do Governo.
Mas Azevêdo manteve também outros nomes não 'imexíveis'. No comando da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram mantidos os coronéis Sérgio Fonseca e Marcelo Araújo, respectivamente.
Letácio Guedes também foi confirmado como titular da Controladoria Geral do Estado. Petrônio Rolim é o secretário executivo de Parcerias Público-Privadas; e Ednaldo Joaquim (Júnior Caroé) o secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual.
Uma novidade é a nomeação de Rafaela Camaraense para comandar a nova Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ela já ocupou outros espaços na primeira gestão e foi candidata à Câmara Federal ano passado.
Além deles, Zezinho do Botafogo manteve-se como secretário Esportes e Lídia Moura também foi confirmada na Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. Joaquim Hugo, uma indicação do Progressistas, continua à frente da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca. Da mesma forma que Rosália Lucas será mantida como secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico. Na Saúde o nome do médico Jhony Bezerra já havia sido anunciado.
A 'cadeira' do Republicanos
O secretariado do João Azevêdo II ainda não está concluído. O Governo ainda não definiu, ou pelo menos não tornou público, o nome que irá ocupar a Secretaria de Educação do Estado. A indicação será do partido Republicanos.
Dias atrás o mais cotado era o professor João Marcelo Alves Macedo, um quadro técnico, com doutorado e experiência administrativa.
A confirmação, contudo, ainda não ocorreu. Da mesma forma é que são esperados os nomes de aliados que ficaram pelo caminho nas eleições de 2022. Nessa lista estão os deputados Ricardo Barbosa (PSB), Julian Lemos (União) e Pollyanna Dutra (PSB).
No caso de Pollyanna o nome dela também está na bolsa de apostas para um cargo no Governo Federal, com atuação, porém, na Paraíba.
João está bem perto de concluir o time.
Comentários