COMUNIDADE
Relacionamento abusivo: o que é, como evitar, identificar e tratar
Tema sobre relacionamento abusivo ganhou relevância nos últimos dias após relação de Bruna Griphao e Gabriel, no Big Brother Brasil 2023.
Publicado em 23/01/2023 às 8:33 | Atualizado em 22/01/2024 às 15:16
Relacionamento abusivo ou relacionamento tóxico são os termos usados para classificar relações que provocam algum dano psicológico ou físico nos envolvidos. O tema tem ganhado força nos últimos dias, quando ficou em evidência no BBB 23, na relação da atriz Bruna Griphao e do modelo Gabriel.
Neste domingo (22) o apresentador do BBB, Tadeu Schimidt, deu um recado aos participantes e fez um alerta para a relação tóxica de Bruna e Gabriel.
Ele repetiu alguns comentários de outros participantes, como do paraibano Cara de Sapato, sobre a relação para fazer o então casal refletir sobre as próprias atitudes.
Vocês estão percebendo que tem alguma coisa errada? Estou aqui para fazer um alerta antes que seja tarde", seguiu o apresentador.
O apresentador também relembrou um diálogo entre Gabriel e Bruna, no qual o participante dava a entender que a agrediria. Depois, ele voltou a alertar o casal.
Gabriel, em uma relação afetiva, certas coisas não podem ser ditas nem de brincadeira. Esse é o recado que eu queria deixar para vocês", avisou o apresentador.
O episódio visto no BBB é mais comum do que se imagina. Especialistas defendem que os relacionamentos abusivos podem ocasionar danos graves, como agressões físicas e feminicídio.
Pensando nisso, o Jornal da Paraíba te ajuda a saber o que é, como evitar, identificar e tratar o relacionamento abusivo (confira abaixo).
- O que é relacionamento abusivo
- Como identificar um relacionamento abusivo
- Como evitar um relacionamento abusivo
- Como tratar um relacionamento abusivo
- Onde denunciar
O que é relacionamento abusivo
Uma relação abusiva é caracterizada por aspectos negativos percebidos na convivência dos envolvidos. Possessão, manipulação, ciúme excessivo e monitoramento constante podem ser algumas questões que costumam surgir em relações abusivas.
Diferente do que muita gente pensa, esse tipo de comportamento também pode ser manifestado em outras relações que não são necessariamente afetivas. Relacionamentos entre amigos e parentes, por exemplo, também podem ser abusivos.
Como identificar um relacionamento abusivo
Assim como disse Tadeu Schimidt no BBB 23, muitas vezes quem está envolvido na relação não percebe que a mesma tem características de um relacionamento abusivo. Mas, há formas de identificar as partes negativas e evitar consequências piores (confira abaixo).- O parceiro tenta diminuir as capacidades do outro
- Joguinhos emocionais são constantes na relação
- A pessoa monitora de perto a rotina do parceiro
- A convivência com familiares e amigos é limitada
- O parceiro manipula as atitudes da pessoa
- Agressões verbais são comuns na relação
Como evitar um relacionamento abusivo
Para evitar um relacionamento abusivo é preciso conhecer a personalidade da pessoa. Apenas a convivência pode fazer com que certas características negativas apareçam, mas ainda assim, especialistas acreditam que é possível perceber aspectos que podem evoluir para práticas abusivas dentro de uma relação, como:- Episódios de agressividade com desconhecidos;
- Trato ignorante com pessoas próximas;
- Monitoramento excessivo de rotina;
- Motivos pelos quais relações anteriores chegaram ao fim.
Como tratar um relacionamento abusivo
De acordo com especialistas, é preciso ter cautela para sair da relação abusiva e tratar suas consequências. Depois de identificar aspectos negativos, o ideal é buscar ajuda de familiares e/ou amigos para saber como sair da relação. Em casos mais graves, que envolvam ameaças, agressão sexual, patrimonial e física, é preciso denunciar às autoridades competentes.Onde denunciar
- 197 (Disque Denúncia da Polícia Civil)
- 180 (Central de Atendimento à Mulher)
- 190 (Disque Denúncia da Polícia Militar - em casos de emergência)
Comentários