VIDA URBANA
Hospital Clementino Fraga é referência
Paraibanos contam com serviço de referência no tratamento da doença, que ficou em 2º lugar no ranking das mais detectadas.
Publicado em 15/03/2012 às 6:30
Em João Pessoa, além das 185 equipes do Programa de Saúde da Família, a população pode buscar ajuda no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, referência no tratamento de nove doenças infectocontagiosas, incluindo a tuberculose. Entre os meses de janeiro e setembro do ano passado, a instituição diagnosticou 510 casos da patologia, que ficou em segundo lugar no ranking das doenças mais detectadas. Os registros da tuberculose só ficaram atrás das 742 notificações de hepatites virais, que ocorreram em 2011.
Para o pneumologista Sebastião Costa, os novos casos da doença não estão aumentando, mas sim, sendo diagnosticados com maior eficiência. Ele disse que a tuberculose ocorre principalmente em população que vive em periferias e tem pouca informação. “Os casos estão por aí, soltos. Quando o serviço de saúde começa a divulgar dados sobre a doença, as pessoas que estão tossindo há mais de três semanas vão ao médico e descobrem a tuberculose”, observou.
Segundo o médico, a doença é transmitida através de contatos com secreções de tosse e espirro. As crianças, embora vacinadas contra tuberculose, também podem adquirir a forma pulmonar da doença. Locais de grande aglomeração, como ônibus, escolas e presídios, favorecem o contágio.
Comentários