CONVERSA POLÍTICA
João Azevêdo entrega Escola Integral Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa em João Pessoa
A Escola foi instalada no prédio onde funcionou a Central de Polícia do Estado, no Varadouro, e vai oferecer, segundo o governo, cursos técnicos em Design Gráfico, Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, Técnico em Artesanato e Técnico em Teatro.
Publicado em 11/02/2023 às 9:47
O governador João Azevêdo entregou, nesta sexta-feira (10), a Escola Integral Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa. A Escola foi instalada no prédio onde funcionou a Central de Polícia do Estado, no Varadouro, em João Pessoa.
O local passou por obras de recuperação e adequação para oferecer uma ampla estrutura de educação e ensino técnico e recebeu investimentos superiores a R$ 9,2 milhões.
A licitação foi aberta ainda no governo Ricardo Coutinho, em novembro de 2017.
A unidade vai oferecer, segundo o governo do estado, cursos técnicos em Design Gráfico, Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, Técnico em Artesanato e Técnico em Teatro.
Conta ainda com laboratórios de ciências, informática e robótica, laboratório de maker/xadrez, auditório com caixa cênica, sala de aula teórica de dança e teatro, sala de dança, sala de pilates, sala de maquiagem e figurino, salas de aula teórica e prática de música, sala de aula de circo, sala técnica de audiovisual, sala técnica de mídias digitais, laboratório de artes, sala de aula teórica de Artes, biblioteca, instrumentoteca e laboratório de fotografia.
Em salas onde há alguns anos ficam os delegados, agentes, presos, vai funcionar ainda o Centro Inotech, com a disponibilidade de curso técnico em Informática Integrado Ensino Médio, onde os estudantes, além do conteúdo da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, recebem formação profissional técnica para atuar em empresas da área de Tecnologia da Informação e em setores de TI de empresas de naturezas diversas, sejam elas públicas ou privadas.
Neste espaço teremos as condições de formar uma mão de obra extremamente importante, que tem uma grande procura pelo mercado de trabalho, resgatando também mais um prédio do Centro Histórico, dando uma demonstração de que queremos revitalizar essa região da cidade. Esse prédio já foi uma Central de Polícia, Secretaria de Viação e Obras Públicas e, infelizmente, o Doi Codi, mas hoje dá espaço à alegria para que nossos alunos se preparem para o futuro”, afirmou João Azevêdo, na inauguração.
De acordo com Cláudio Furtado, secretário de Ciência e Tecnologia a escola representa, antes de iqualquer coisa, inclusão porque os filhos do povo poderão fazer um curso técnico, dando condições de empregabilidade. "Aglutinando a classe artística e tecnológica, transformando um ambiente que antes era de dor em um espaço de dança, música, de transformação social e de alegria”, comentou.
No local, também foi feito um memorial em homenagem às vítimas da ditadura. “Nós colocamos nesse prédio o colorido que representa a alegria, liberdade, suavidade e esperança onde antes era sofrimento [...] não podemos esquecer a história, mas lembrar para que aquilo não se repita mais e possamos ter um futuro diferente com mais cor, luz, educação e jovens conscientes de seu papel na sociedade”, afirmou superintendente da Suplan, Simone Guimarães.
A professora de Artes, Liliane Alves, celebrou mais uma conquista para a educação e cultura do estado. “Esse é um processo de ressignificação muito importante para a Paraíba, esse é um prédio histórico e para pessoas como eu, que sou artista, representa um sonho gigantesco porque vai atingir positivamente vários jovens da nossa cidade, na cultura, na liberdade de expressão e de ideias e na produção de conhecimento”, disse.
Histórico do prédio
O prédio em que hoje funciona a Escola Integral Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Estadual (IPHAEP). A construção data de 1860 e no local já funcionou uma cadeia pública, a Secretaria de Viação e Obras Pública do Estado e a Central de Polícia de João Pessoa.
Com informações e fotos da Secom/PB
Comentários