icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Após apagão, Isea tem reforma na rede elétrica iniciada em Campina Grande

Em janeiro deste ano, o lugar teve queda de energia e vários bebês e gestantes precisaram ser transferidos.

Publicado em 28/02/2023 às 13:03


                                        
                                            Após apagão, Isea tem reforma na rede elétrica iniciada em Campina Grande
Maternidade Isea começa a ser reformada em Campina Grande, PB — Foto: Divulgação/PMCG

Teve início a reestruturação elétrica da maternidade Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande, Agreste da Paraíba. Em janeiro deste ano, o lugar teve queda de energia e vários bebês e gestantes precisaram ser transferidos.

A reforma foi anunciada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande no início do mês de fevereiro. Segundo Bruno Cunha Lima, a reestruturação deve ser efetuada para resolver o problema na rede elétrica de forma paliativa, e deve custar cerca de R$ 2 milhões.

As equipes iniciaram a reestruturação pela maior enfermaria da maternidade, com 52 leitos. Toda a parte elétrica do local deve ser substituída por etapas, sendo realizada inicialmente em 27 leitos e depois nos demais 27 leitos. O Centro de Parto Normal Mãe Izabel e o centro cirúrgico e obstétrico também estão sendo reformados.

Ainda de acordo com a prefeitura, diversos representantes do Município devem ir à Brasília nesta terça-feira (28) buscar recursos financeiros para iniciar obras definitivas. A prefeitura também anunciou no início do mês a construção de um novo hospital materno-infantil, em um anexo ao Hospital da Criança e do Adolescente, que segue com a construção paralisada. O objetivo é diminuir a demanda de atendimentos no Isea.

Apagão no Isea

De acordo com a Secretaria de Saúde de Campina Grande, a interrupção no abastecimento de energia no Isea foi ocasionada por um curto-circuito em um cabo subterrâneo que liga os sistemas. Os reparos foram realizados por trabalhadores da concessionária de energia no dia 21 de janeiro, e um gerador extra foi ligado por outra rede de distribuição.

A Secretaria de Saúde afirmou no dia seguinte que a energia na maternidade do Isea foi restabelecida ainda na noite do incidente, mas na manhã desta segunda-feira (23) várias mães relataram à equipe da TV Paraíba que não estavam tendo acesso ao atendimento clínico no local.

Representantes do Ministério Público da Paraíba foram até o Isea vistoriar o espaço. Estiveram no local a promotora da saúde de Campina Grande, Adriana Amorim, o promotor da Criança e do Adolescente de Campina Grande, Leonardo Clementino Pinto, além de representantes da Secretaria de Obras e Secretaria de Saúde do município, e direção do Isea.

Segundo a promotora, a energia foi restabelecida na UTI Neonatal, na UTI Semi-intensiva e no Berçário Intermediário. Durante a visita, o fornecimento de energia elétrica também foi normalizado na UTI Materna e nas alas de alto risco. Somente na segunda-feira (23) as gestantes que haviam sido transferidas para o Hospital Municipal Dr. Edgley voltaram ao Isea.

Além da necessidade de transferência de bebês e gestantes, a interrupção do abastecimento de energia no local também provocou preocupação a respeito do leite armazenado no Banco de Leite do Isea. O insumo foi levado para a Sala de Vacinação da Secretaria de Saúde de Campina Grande e não teve a qualidade danificada.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp