icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Águia de Marabá x Botafogo-PB: Belo vai reencontrar "carrasco" da Série C na Copa do Brasil

Paraenses e paraibanos se enfrentaram nesta quinta-feira, pela primeira fase da Copa do Brasil. Pela Série C, o Águia de Marabá se tornou uma espécie de carrasco do Botafogo-PB

Publicado em 01/03/2023 às 13:55


                                        
                                            Águia de Marabá x Botafogo-PB: Belo vai reencontrar "carrasco" da Série C na Copa do Brasil
Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba

O Botafogo-PB não vive uma boa fase. E tem um jogo de suma importância para o seu futuro, sobretudo financeiro, nesta quinta-feira, pela Copa do Brasil. Será um reencontro com um antigo — nem tanto — adversário, o Águia de Marabá, uma espécie de carrasco do clube em alguns momentos na Série C do Campeonato Brasileiro, onde o Belo está desde 2014 e onde o Águia não mais está. A partida desta quinta-feira vale R$ 900 mil para o Alvinegro, caso passe de fase.

Mas por que o Águia de Marabá é um carrasco para o Botafogo-PB. O ge relembra para vocês dois momentos importantes, na Terceira Divisão, em que o Águia de Marabá acabou prejudicando as pretensões do Belo no torneio nacional.

Série C de 2014

Em 2014, o Botafogo-PB jogava a sua primeira Série C após o histórico título da Série D do Campeonato Brasileiro de 2013. Era o retorno do Alvinegro da Estrela Vermelha ao cenário nacional com mais vigor. A partir dali, aliás, o Botafogo-PB virou mesmo um time de Série C. Não mais caiu para D e não conseguiu subir para a B.

Com um grande investimento, o Belo chegou naquela Série C com boas pretensões e perspectivas. Manteve o treinador campeão da Série D, Marcelo Vilar, para o 2014 e grande parte da base campeã, formada por nomes importantes, como Genivaldo, Lenilson, Ferreira, Doda, Pio, André Lima, entre outros.

O Botafogo-PB foi bem no primeiro semestre, se sagrando bicampeão estadual sem grandes dificuldades, passou pela primeira vez de fase na Copa do Brasil, após eliminar o Goiás, e começou muito bem na Série C.

Aos poucos o Botafogo-PB foi perdendo fôlego no torneio nacional. Mas a gordura acumulada em grande parte da Série C era tão boa, que o Botafogo-PB passou 17 das 18 rodadas na zona de classificação do Grupo A do torneio. Só não ficou na que mais importava, a última.

O Botafogo-PB foi para a última rodada com chances reais de classificação, dependendo apenas de si. Mas precisava ganhar o seu último compromisso, fora de casa, diante do Águia de Marabá, no interior do Pará. Naquela altura, a eliminação era bem possível, pois o time vinha mal e previsível. E foi o que acabou ocorrendo em Marabá. O Águia venceu por 2 a 1 o Belo, escapou do rebaixamento e eliminou o Botafogo-PB na primeira fase da Série C.

Série C 2015

No ano seguinte, as duas equipes, que permaneceram na Série C no ano anterior, novamente se enfretaram no Grupo A da Terceira Divisão. E novamente se enfrentaram duas vezes. Mas um dos jogos acabou sendo importante e problemático para o Botafogo-PB.

Naquele ano, o Belo esteve mais frágil do que em 2014. Montou um time mais fraco do que no ano anterior, foi vice-campeão estadual, perdendo o título para o Campinense, e capengou bastante na Série C do Campeonato Brasileiro, competição que mais lutou para não cair do que para se classificar.

Mas em um determinado momento, o Belo se viu perto do G-4 do Grupo A, com chances de começar a lutar pelo acesso dentro da competição e se livrar da briga que travava pelo lado de baixo da tabela.

Após treze jogos, o Botafogo-PB estava em quinto lugar no Grupo A, a dois pontos da entrada do G-4, ocupada naquela ocasião pelo América-RN. O Botafogo-PB iria encarar o Águia de Marabá no Estádio Almeidão pela 14ª rodada da Série C.

Depois de muita desconfiança entre time e torcida, a massa alvinegra percebeu o bom momento e compareceu em bom número para o jogo do Almeidão. Era a chance do Belo entrar no G-4, caso vencesse em casa, ao lado de sua torcida, e o América-RN perdesse. Foi uma das poucas oportunidades de isso acontecer naquele torneio.

E aí apareceu, mais uma vez o Águia de Marabá. Mesmo jogando no Almeidão, o clube paraense venceu a partida e estragou a vontade alvinegra que estava em alta naquele momento da competição. Depois disso, o Alvinegro voltou a fazer um campeonato, mirando escapar do rebaixamento, o que acabou conseguindo. O Águia, por outro lado, caiu de divisão naquela edição da Série C, e não voltou até hoje para a Terceira Divisão.

Botafogo-PB e Águia de Marabá voltam a se enfrentar nesta quinta-feira, pela primeira vez pela Copa do Brasil. Até aqui, os times se enfrentaram quatro vezes na história, com uma vitória do Belo, duas do Águia e um empate.

OS clubes se enfrentam no Estádio Municipal Zinho de Oliveira, na cidade de Marabá, no Pará, em jogo único pela Copa do Brasil, na quinta-feira, às 16h. Em caso de empate ou vitória botafoguense, o Belo é quem avança. Já para os donos da casa, apenas o triunfo interessa para seguir no torneio. Na fase seguinte, quem avançar enfrenta o vencedor de ASA e Goiás.

Imagem

Pedro Alves

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp