QUAL A BOA?
Grupo paraibano Quadrilha lança single 'Desentristecer'
Single da Quadrilha, lançado nesta sexta (3), está disponível nas plataformas digitais de áudio.
Publicado em 03/03/2023 às 13:13
O grupo paraibano Quadrilha lançou o single 'Desentristecer' nesta sexta-feira (3). A música deve ser o último lançamento do grupo este ano, já que os integrantes pretendem dar uma pausa por conta de projetos paralelos. O single está disponível no YouTube e em outras plataformas digitais de áudio.
O single foi gravado em 2021, e foi escrito pelos quatro integrantes da banda (Pedro Indio Negro, Amorim, Elon e Guga Limeira). Um dos integrantes da banda, Amorim, disse ao Jornal da Paraíba, que o single ficou guardado na expectativa da banda lançar um disco com outras produções musicais, mas por alguns contratempos a coletânea não foi construída e resolveram lançar o single 'Desentristecer'.
“Ficou guardado por todo esse tempo, pois tínhamos planos de incluir esse lançamento dentro de um disco. Mas aí passaram-se os anos, todo mundo produz material em carreira solo e em paralelo à Quadrilha, e aí acabamos por não fazer o disco, e entender que deveríamos lançar logo "Desentristecer", até como um presente para o público, visto que esse ano precisamos dar uma pausa nas atividades da banda, por ocasião da mudança de Pedro [um dos integrantes] para São Paulo”, disse Amorim.
Produção arquivada de 'Quadrilha'
A produção do single ocorreu com a participação de todos os integrantes da banda. Os arranjos e a produção musical são assinados por Amorim, que também toca as guitarras e contrabaixo, e a faixa ainda conta com a participação de Helinho Medeiros (sanfona e piano) e Gledson Meira (bateria e percussão).
“Essa foi a primeira vez em que gravamos material nas condições ideais. Tivemos tempo para nos dedicarmos ao processo como queríamos. Como a essência da quadrilha é esse trabalho vocal, experimentamos gravar todos juntos, se olhando, cantando ao mesmo tempo. O que acreditamos ter sido o diferencial desse registro”, relatou Amorim. ‘Desentristecer’ foi captada, mixada e masterizada no Estúdio Peixe-Boi em João Pessoa.
Segundo Amorim, o single “Desentristecer” foge um pouco do estilo que a banda costumeiramente toca. O single, de acordo com o integrante da banda, tem uma pegada mais pesada, com instrumentos mais marcantes e uma mistura entre letras atuais e antigas.
“Nesse single, migramos para um caminho mais pesado. Bateria bem marcada, guitarras distorcidas. Ao mesmo tempo que ainda se nota a essência do grupo ali, irretocável: a liberdade das harmonias inspirada pela música brasileira, as letras que falam de um lugar de reinvenção dentro de tudo que há de mais atual e antigo ao mesmo tempo, e o entrelaçar das vozes, que acabam por resultar nesse quinto elemento que só acontece quando a gente se junta”, explicou Amorim.
De acordo com Amorim, a essência da música fala sobre reinventar o sentimento de alegria. “[O sentimento em relação à música é de] voltar a se aventurar, experimentar outros caminhos sem medo. Tudo isso remete às experiências de desilusão amorosa que ninguém está imune, mas sentimos que ‘Desentristecer’ também dialoga com o momento que vivemos agora no Brasil”, explicou.
Expectativa para repercussão do single
O grupo está em processo de pausa nas apresentações, tendo feito o último encontro em 15 de janeiro, em João Pessoa, e não tem apresentações previstas. Segundo Amorim, integrante da banda, a repercussão acerca do single está sendo positiva.
“[A repercussão] tem sido bem bonita, ler os comentários, as mensagens. Perceber como a música chega em cada pessoa é sem preço pra gente! Preparamos esse lançamento muito em função da vontade de brindar esse momento de nossas carreiras, essa pausa que estamos fazendo depois de solidificar nosso nome na cena, cantando nas noites, construindo nossas canções. Ao mesmo tempo que há um sentimento de que temos ainda muito a construir, acho que esse hiato também faz a gente avaliar o que já conquistamos”, disse Amorim.
O quarteto pretende gravar um disco no futuro, mas com o hiato que o grupo musical deve fazer nas apresentações, os integrantes do grupo deixam a ideia adormecida.
“Temos um plano de gravar um disco, que tem como norte sonoro essas experiências que estão em ‘Desentristecer’. Mas esse plano no momento adormece, cochila. Vamos aproveitar essa pausa para discutir os primeiros passos, para depois sentir como seria possível realizar isso na distância que agora se impõe”, finalizou Amorim.
Comentários