CONVERSA POLÍTICA
Vereador move ação contra aumento da passagem de ônibus em João Pessoa
Desde o último domingo, os usuários de transporte coletivo estão pagando R$ 4,70 e o reajuste. A ação tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa desta quarta-feira (08).
Publicado em 08/03/2023 às 12:28
O vereador Junio Leandro (PDT) entrou na justiça contra o aumento de 30 centavos na passagem de ônibus em João Pessoa. Desde o último domingo, os usuários de transporte coletivo estão pagando R$ 4,70 e o reajuste, autorizado pelo prefeito Cícero Lucena (PP), foi alvo de protestos nas ruas da capital ontem (7).
A ação popular, com pedido de suspensão liminar do reajuste, está tramitando na 2ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa desta quarta-feira (08).
Na ação, o vereador questiona que o reajuste considerou que a prefeitura deixou de conceder renúncia fiscal de 50% do ISS às empresas concessionárias de transporte coletivo municipal. No entanto, uma nova proposta de renúncia foi enviada pelo prefeito à Câmara Municipal após a aprovação do aumento.
A população irá pagar duas vezes, pois está custeando a renúncia fiscal e pagando o aumento das passagens urbanas", criticou o vereador, na petição.
O vereador também questiona que reajuste no valor da passagem de ônibus em 6,8% é acima da inflação
acumulada, não justificando qualquer reajuste acima da inflação.
Ontem, estudantes da Universidade Federal da Paraíba fizeram uma mobilização contra o aumento da tarifa das passagens de ônibus de João Pessoa e acabaram sendo desmobilizados com violência pela Polícia Militar da Paraíba, que para tanto usou gás de pimenta e balas de borracha.
Comentários