EDUCAÇÃO
Para mim ou para eu: veja como usar de forma correta
"Para mim ou para eu"? Os dois estão corretos, mas têm significados distintos.
Publicado em 13/03/2023 às 7:10
As expressões “para mim” e “para eu” estão escritas de forma correta e ambas existem na língua portuguesa. Porém, elas não têm apenas as palavras “eu” e “mim” como diferença, mas também os sentidos mudam dentro da frase. Por isso, é necessário ter atenção no momento de usá-la. O Jornal da Paraíba explica os detalhes abaixo do uso de "para mim ou para eu".
- LEIA TAMBÉM: Confira outras dicas de português
O que você vai ler nesta matéria
Para mim ou para eu?
Para mim
Na expressão "para mim", o pronome pessoal oblíquo tônico “mim” é um objeto da oração. Neste caso, o "mim" deve ser precedido de uma proposição, como "para" ou "por".
A regra vale para todos os pronomes oblíquos tônicos (mim, ti, ele (a), nós, vós, eles (as)). Esses pronomes substituem um substantivo, assumindo a função de objeto indireto.
Exemplo 1 - Por gentiliza, pegue um copo de água para mim.
Exemplo 2 - Aquela carta é para mim?
Para eu
Na expressão "para eu", o pronome pessoal reto "eu" é o sujeito da oração e substitui o substantivo da frase. Neste caso, o "eu" é sempre seguido de um verbo no infinitivo, indicando ação.
Exemplo 1 - Por gentileza, pode me dar licença para eu pegar um copo de água?
Exemplo 2 - Sem a sua ajuda, infelizmente eu não vou conseguir escrever a carta.
Dica - para mim ou para eu?
Na dúvida, observe qual palavra vem depois do "mim" ou do "eu".
Caso seja um verbo, o "eu" deve ser utilizado, já que o "mim" é sempre objeto e por tanto, um complemento da frase, nunca o sujeito que executa a ação descrita.
Comentários