CULTURA
Divulgada lista de aprovados para espetáculos da Paixão de Cristo nos bairros em João Pessoa
De acordo com a Funjope, a descentralização do espetáculo é uma forma de incentivar a produção de teatro nos bairros.
Publicado em 25/03/2023 às 10:44
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), divulgou, nesta sexta-feira (24), o resultado da análise de mérito do edital de chamamento público para concessão de incentivo à montagem de espetáculos da Paixão de Cristo em polos nos bairros. A lista pode ser acessada aqui.
Os projetos aprovados são de Felipe Gonçalves de Lima, Naylane Cavalcanti dos Santos, José Geraldo Aguiar Silva (Associação Recreativa Cultural e Artística), Geovânio Junio Vitorino da Costa, Juvinete de Lourdes Silva, Companhia de Teatro Soluar, José Gabriel da Silva Filho.
De acordo, o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, a descentralização do espetáculo é uma forma de incentivar a produção de teatro nos bairros, estimulando o teatro local e valorizando os bairros da cidade.
“A gente vem trabalhando no sentido de estimular experiências e vivências teatrais nos bairros no contexto do ciclo sagrado da Paixão de Cristo. Com estes polos, gestados a partir de núcleos teatrais ligados às igrejas, podemos democratizar a arte dramática e ofertar à sociedade novos olhares sobre a tradição que envolve a narrativa da Paixão”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
A ideia é também ajudar a produção dos grupos de teatro a realizar o espetáculo, além de incentivar a cultura nas comunidades, promover a melhoria e manutenção dos espetáculos e gerar trabalho e renda, impulsionando a economia local.
Paixão de Cristo da Funjope
Com o resultado, a Funjope dá seguimento à preparação para a Paixão de Cristo que envolve o espetáculo no Centro Cultural São Francisco e a encenação nos polos. O espetáculo deste ano terá a atriz Erika Januza, como Maria, e o ator Henri Castelli no papel de Jesus Cristo.
O espetáculo vai durar quatro dias e será um musical com oito músicas religiosas que vão compor a história. Na quinta-feira (6 de abril), o espetáculo começa às 19h. Na sexta (7) e sábado (8), serão duas apresentações, às 18h e às 20h30. Já no domingo, o espetáculo será a partir das 19h.
Além dos artistas globais, a Funjope divulgou o resultado da seleção de 40 atores e atrizes locais que vão atuar no espetáculo. O espetáculo foi escrito pelo ator e professor de teatro Everaldo Vasconcelos e terá direção do ator Edilson Alves.
Comentários