CONVERSA POLÍTICA
Prefeitos marcham a Brasília em busca de solução para piso de enfermagem e Reforma Tributária
De acordo com a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), mais de 130 prefeitos paraibanos
Publicado em 27/03/2023 às 15:11 | Atualizado em 28/03/2023 às 7:10
Centenas de prefeitos de todo o país iniciaram a peregrinação em Brasília nesta segunda-feira (27) em busca de recursos para os municípios. De acordo com a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), mais de 130 prefeitos paraibanos, além de cerca de 80 vice-prefeitos e 100 vereadores, confirmaram presença na 24ª edição da Marcha Municipalista em Brasília.
Na lista de desejos está soluções do governo federal para o pagamento do piso da enfermagem e dos professores, além de revisão da determinação de utilizar o Censo 2022 como régua para repasse de recursos federais.
Em entrevista à CBN Paraíba, nesta segunda-feira (27), o presidente da Famup, George Coelho, disse que outro debate que os municípios precisam estar inseridos é no da Reforma Tributária. A matéria tramita na Câmara Federal, sob relatoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP).
Temos que ter um otimismo que resolva porque o bolo tributário fica maior para o governo federal e não tem uma divisão justa para quem está na ponta que são os municípios. Acredito que o deputado Aguinaldo Ribeiro tenha muita força de vontade e visão de levar aquilo de direito aos municípios que é onde produz o dinheiro da nação", comentou Coelho.
As chances de retornarem à Paraíba com dividendos é grande. O governo Lula decidiu liberar para esta semana R$ 3 bilhões para contemplar prefeitos e agradar deputados e senadores de todos os partidos, inclusive da oposição. O dinheiro é de emendas parlamentares do ano passado que não foram liberadas pelo governo anterior, de Jair Bolsonaro.
Marcha a Brasília
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorre desde 1998 e se consagrou como uma das principais mobilizações democráticas em favor dos municípios. A Marcha reúne prefeitos, secretários, vereadores, senadores, governadores, ministros e até o presidente da República para discutir questões que influenciam o dia a dia da gestão das cidades de todo o país.
Além da maior delegação já vista na história da Paraíba, a Marcha também terá número recorde de participantes. As inscrições foram encerradas uma semana antes do início do evento devido ao aumento considerável de número de inscritos, que acabaram esgotando o espaço onde ocorrerá o encontro.
Comentários