icon search
icon search
home icon Home > saúde
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SAÚDE

SES alerta para aumento de casos de síndromes gripais em crianças nesta época do ano

SES promove a campanha de vacinação contra a influenza em todo o estado de 10 de abril até 31 de maio.

Publicado em 28/03/2023 às 20:17


                                        
                                            SES alerta para aumento de casos de síndromes gripais em crianças nesta época do ano
SES vai realizar campanha de vacinação contra a influenza.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) explicou nesta terça-feira (28) que o Governo da Paraíba vem registrando um aumento no número de casos de doenças respiratórias na faixa etária pediátrica. Na verdade, esse é um problema que acontece todos os anos neste período entre março e julho e para tanto há um alerta para que os pais e responsáveis adiram à campanha de vacinação que está sendo organizada.

As viroses são mais comuns nesse período de mudanças de clima e, de acordo com a SES, o Complexo Pediátrico Arlinda Marques, em João Pessoa, é uma das unidades que sofre aumento no volume de atendimentos. Como medidas de prevenção, vai acontecer uma campanha de vacinação entre 10 de abril e 31 de maio.

De acordo com o coordenador médico da urgência e emergência do Hospital Arlinda Marques, Ariano Brilhante, todos os anos é esperado um aumento nos casos. “É neste período que aumenta a circulação de diversos vírus que afetam principalmente as vias respiratórias, incluindo gripes, resfriados, bronquiolites e pneumonias”, explica.

Em relação aos sintomas, o médico explica que a febre, apesar de assustar muitos pais, nem sempre é indicativo de que a criança precisa de um atendimento imediato.

Para evitar a propagação do vírus da gripe e minimizar casos graves de síndromes respiratórias, a principal medida preventiva é a vacinação. “É importantíssimo manter o calendário vacinal atualizado de toda a família, para prevenir doenças virais, pneumonia, meningite, dentre outras. É essencial também realizar o isolamento das crianças, evitando o contato delas com outras pessoas doentes, não levar à escola aquelas que estão com algum sintoma e separar irmãos, caso algum deles esteja acometido”, recomenda o pediatra.

Campanha de Vacinação

A SES promove a campanha de vacinação contra a influenza em todo o estado de 10 de abril até 31 de maio e nela serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade também estão contemplados.

O público-alvo total corresponde a 1.522.325 pessoas. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis. A campanha será realizada em uma só etapa para os grupos prioritários.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp