COTIDIANO
Paraíba aplica mais de 146 mil doses no ‘Dia D’ de vacinação contra Influenza
Vacinação incluiu também a multivacinação e Covid-19 (monovalente e bivalente). O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Publicado em 16/04/2023 às 10:33
Cerca de 146 mil doses de vacinas contra diversas doenças foram aplicadas na Paraíba neste sábado (15), durante o 'Dia D’ de vacinação contra a Influenza, que incluiu também a multivacinação e Covid-19 (monovalente e bivalente). O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Conforme a SES, a ação de vacinação registrou 15.842 doses de vacinas de rotina aplicadas. O ‘Dia D’ tem o objetivo de ampliar a oferta da vacina contra a gripe, atualizar o esquema vacinal das outras vacinas de rotina e covid-19, bem como melhorar as coberturas vacinais, pois possibilita a atualização da caderneta de vacinação em todo o estado, já que são ofertadas todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
Até as 18h30 deste sábado (15), os cinco municípios que mais aplicaram vacinas foram João Pessoa (12.181); Campina Grande (8.338); Sousa (5.648); Patos (5.648) e Princesa Isabel (3.477).
Ainda segundo a SES, foram aplicadas um total de 16.612 doses de vacina covid-19 (monovalente); 19.850 doses aplicadas de vacina covid-19 (bivalente), 93.780 doses aplicadas de vacina Influenza, além de 15.842 doses de vacinas de rotina. A campanha de vacinação contra a influenza continua até o final do mês de maio e, apesar da Paraíba ter tido um excelente resultado no dia D de Vacinação, a meta do PNI precisa ser atingida, por isso a população deve continuar procurando as salas de vacina para que o estado possa ter uma cobertura vacinal de 90%.
Os grupos vacinados contra a Influenza (gripe) na Paraíba foram crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Comentários