ESPORTES
Há 10 anos, Neymar se tornava "persona non grata" na Paraíba; relembre
Neymar teria se dirigido aos atletas do Flamengo do Piauí como "Paraíbas", o que gerou indignação e revolta tanto no Piauí, quanto na Paraíba.
Publicado em 25/04/2023 às 9:29 | Atualizado em 25/04/2023 às 9:49
Quando ainda jogava pelo Santos, o atacante Neymar se envolveu em uma polêmica em uma partida da Copa do Brasil. Em 2013, no jogo da primeira fase da competição, contra o Flamengo-PI, o atleta teria se dirigido aos jogadores do time piauiense como "Paraíbas", o que gerou revolta não apenas para os atletas do Fla-PI, mas também na população e na classe política paraibana. O episódio está completando 10 anos.
O Santos venceu o Flamengo-PI por 2 a 0 na Vila Belmiro e, após o jogo, o atacante Lúcio Bala, do time piauiense, acusou Neymar de se referir aos piauienses como "Paraíbas", em tom pejorativo. Toda essa polêmica aconteceu sem haver registros. Neymar, inclusive, negou o ocorrido através de sua assessoria.
Mas, ainda assim, o caso não pegou bem tanto para os piauienses, quanto para os paraibanos. A classe política do estado reagiu. Efraim Filho, atualmente senador pelo União Brasil, e que na época era deputado federal, criticou o atleta e o acusou de cometer "preconceito regional", o que, atualmente, é definido como xenofobia.
Vale lembrar que, hoje em dia, xenofobia é equivalente ao crime de racismo.
Neymar vira "persona non grata" na Paraíba
As câmaras municipais de Campina Grande e de João Pessoa aprovaram moções de desagravo contra o jogador santista.
Por unanimidade, a câmara de Campina Grande aprovou um "voto de repúdio", que, na prática, é simbólico e serve para mostrar indignação.
Já a câmara de João Pessoa aprovou o título de "persona non grata", que impede que futuramente a pessoa que recebeu esse título seja homenageada pela cidade.
Comentários