CONVERSA POLÍTICA
TRE realiza nova eleição para escolher nove vereadores de Boa Ventura, no próximo domingo
Em julho do ano passado, todos os parlamentares da cidade, membros do partido Republicanos, foram cassados por fraude na cota de gênero.
Publicado em 02/05/2023 às 11:33
O município de Boa Ventura, no Sertão da Paraíba, terá uma nova eleição para Câmara Municipal, no próximo domingo. A disputa é por nove vagas.
Em julho do ano passado, seis parlamentares do partido Republicanos da cidade foram cassados por fraude na cota de gênero. Ficaram de fora os vereadores do PSDB e uma do Solidariedade.
Como os seis vereadores tiveram, somados, mais de 50% dos votos válidos, todos os eleitos perderam os mandatos.
Em 2020, foram eleitos Ronaldo Alvarenga, Júnior Freitas, Zé Gordo, Dr. Júnior, Antônio Neto e Júnior de Gato. Os outros três foram Antônio Madalena e Ebinho, do PSDB, e Livoneide Pinto, do Solidariedade.
As convenções para a escolha de candidatos foram realizadas entre 22 de fevereiro a 10 de março. É mais um caso onde a legislação que estabelece pelo menos 30% de mulheres ou homens candidatos foi burlada, dando espaço a candidaturas fictícias.
Poderá participar da eleição, o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral e possua, até a data da convenção, órgão de direção constituído no município, de acordo com o respectivo estatuto.
Sábado, dia 6 de maio, é o último dia, até às 22h, para propaganda eleitoral com alto-falantes e amplificadores de som ou para promoção de carreata e para distribuição de material de propaganda política, inclusive volantes e outros impressos.
Comentários