SAÚDE
Olhos rosa: variante da Covid-19 tem sintomas de conjuntivite
Conhecida como Arcturus, a variante da Covid-19 pode deixar o paciente com febre, tosse e sintomas de conjuntivite, como olhos rosa e irritados.
Publicado em 04/05/2023 às 14:43
Nova variante da Covid-19, XBB. 1.16, também conhecida como arcturus, pode deixar o infectado com a a esclera (parte branca dos olhos) com a cor rosa. Descoberta na Índia, no começo de 2023, quando médicos analisavam quadros de doenças oculares em crianças, a arcturus se tornou a cepa dominante, apresentando sintomas de conjuntivite, febre alta nos primeiros dias e tosse.
Sendo identificada em mais de 31 países, a XBB 1.16 vem demonstrando ser mais transmissível que as variantes anteriores. Entretanto, tem se mostrado menos agressiva, e um de seus sinais são os casos de conjuntivite, principalmente em crianças.
Desde a descoberta da variante Arcturus, seus casos subiram de 0,52% do total na semana epidemiológica para 4.15%, de acordo com dados da Iniciativa Global de Compartilhamento de Todos os Dados da Influenza, anteriormente a Iniciativa Global de Compartilhamento de Dados da Influenza Aviária (GISAID), até a produção desta matéria, não afetou a gravidade dos casos de Covid-19 no mundo.
Conjuntivite e nova variante da Covid-19
Apesar de estar junta da Covid-19 desde o começo, os casos de conjuntivite aumentam com a XBB. 1.16. A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do olho, a esclera, e o interior das pálpebras. A conjuntivite pode ser transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada.
Principais sintomas da conjuntivite
- ardor;
- coceira;
- dor;
- inchaço nas pálpebras;
- olho seco;
- secreção em excesso;
- sensação de areia ao piscar;
- sensibilidade à luz (fotofobia);
- vermelhidão;
- visão embaçada.
Vacinas bivalentes são eficazes contra nova variante
O Jornal da Paraíba conversou com o infectologista Fernando Chagas, diretor geral do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, e ele explicou que a resposta da vacina é bastante eficaz contra a nova cepa.
Apesar da vacina ser chamada de bivalente, ela é feita com o vírus primário da Covid-19 e fragmentos das variantes anteriores que foram modificados para reagir com o sistema imune do corpo e proteger contra a doença.
Formas de prevenção à Covid-19
Especialistas recomendam que o programa de vacinação continue e que as pessoas busquem completar o esquema vacinal. Com a baixa procura da dose de reforço com a vacina bivalente por parte dos idosos, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação vacinal bivalente contra a Covid para todas as pessoas a partir dos 18 anos.
Variante Arcturus ou XBB. 1.16
A variante XBB. 1.16 é da família da variante XBB. 1.15, mais conhecida como Kraken, acabou se tornando mais contagiosa que a mesma e ganhou o nome da estrela mais brilhante do hemisfério celeste norte, Arcturus.
Comentários