VIDA URBANA
Paraíba tem 20 mil crianças fora das salas de aula
Censo do IBGE aponta milhares de alunos com deficiência física sem acesso à educação.
Publicado em 03/02/2013 às 13:20
Fevereiro é mês que se inicia o ano letivo. Material escolar novo, mochila nas costas, tênis nos pés e, no coração, a ansiedade de reencontrar os velhos amigos de sala. Ainda há a vontade de conhecer os novos alunos. São muitas as sensações de quem está prestes a ir para a escola.
Infelizmente, essa é uma realidade que passa longe da vida de muitas crianças e adolescentes na Paraíba, principalmente daquelas que possuem algum tipo de deficiência permanente.
Em um universo de 133.922 pessoas de 5 a 19 anos que apresentam pelo menos um tipo de deficiência, 113.413 frequentam a escola e 20.510 estão fora das instituições de ensino escola , ou seja, mais de 15% do total.
Desse universo que não frequenta escola, 16.112 estão no grupo da faixa etária entre 15 e 19 anos, que deveriam estar cursando o ensino médio, o que representa 78,56% do quantitativo total de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos que estão fora da escola. Os dados são do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para a titular da Assessoria de Educação Especial do Estado, Sandra Diniz, esse percentual de crianças e adolescentes com deficiência ainda fora da escola pode ser explicado por vários motivos. “O número se deve desde uma dívida histórica que a sociedade tinha com esse público ao segregá-los em escolas especiais, até as barreiras arquitetônicas, pedagógicas e atitudinais que ainda persistem nas escolas regulares e que dificultam o acesso e à permanência desse público alvo da Educação Especial”, observou.
Conforme o relato de Ana Lúcia, mãe de uma deficiente física, que também é muda, existe uma grande barreira por parte das escolas em aceitar alunos com algum tipo de deficiência, mas ressaltou que a situação ocorre principalmente nas escolas particulares.
Segundo Sandra Diniz, para minimizar esse cenário, a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado da Paraíba, através da Assessoria de Educação Especial, monitora o processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência nas 803 escolas que compõem a rede estadual de ensino, a fim de garantir o acesso à educação.
“Do total de escolas estaduais, 285 delas possuem uma sala de recurso multifuncional, equipamento escolar capaz de complementar o processo de ensino e de aprendizagem desses alunos”, afirmou.
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