ECONOMIA
Dia das Mães: a história da data, que não foi criada para comércio
Comemoração acontece no segundo domingo de meio em vários países. Dia das Mães ganhou viés comercial com o passar do tempo.
Publicado em 14/05/2023 às 7:46
Após a Páscoa, as campanhas publicitárias se voltam para o Dia das Mães. Então, o comércio investe em promoções, lançamentos de produtos e usam de todo artifício para fazer o chamamento para a data comemorativa. As empresas lucram e as mães ficam felizes com os seus presentes… Mas é preciso dizer que a data não foi criada para ser comercial
O JORNAL DA PARAÍBA conversou com o professor de História Rodolfo Hiroshi que explicou a origem da data e as transformações até a celebração se tornar uma das principais datas a movimentar a economia mundial.
A origem do Dia das Mães
A comemoração remonta a tempos antigos, quando a mãe era vista como uma figura sagrada em diversas culturas. Segundo explicou Hiroshi, as primeiras celebrações dedicadas à figura materna foram realizadas na Grécia Antiga. Lá, a deusa Reia, mãe de todos os deuses, era homenageada em um festival anual que tinha a duração de três dias.
O dia também era celebrado na Roma Antiga. Lá, as mães eram honradas durante as festividades em honra a Cibele, a mãe dos deuses. E, na Inglaterra do século XVII, o ‘Domingo da Mãe’ era um dia em que as pessoas voltavam para suas cidades natais e visitavam suas mães na igreja.
Celebração moderna
Tempos depois, no início do século XX, foi quando a celebração ganhou força nos Estados Unidos, após Anna Jarvis iniciar uma campanha, depois da morte de sua mãe, Ann Reeves Jarvis, em 1905, para que o segundo domingo de maio - data mais próxima do dia que sua mãe havia falecido - fosse estabelecido como o Dia das Mães, em forma de homenagem.
Ann Reeves Jarvis era ativista e atuava frequentando as casas das pessoas, dando ajuda, caso fosse necessário, e orientando sobre as condições de higiene para evitar a proliferação de doenças. Ela também atuou na Guerra Civil Americana como enfermeira e auxiliou nos cuidados aos soldados feridos, independentemente se eles fossem sulistas ou nortistas.
Só em 1914 a data foi oficialmente instituída nos Estados Unidos pelo presidente Woodrow Wilson e logo se espalhou por outros países. No Brasil, o dia foi celebrado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, quando uma organização cristã realizou essa comemoração em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Apesar de o Brasil ter seguido a tradição norte-americana de celebrar o Dia das Mães no segundo domingo de maio, a data não é comemorada nesse dia em todo o planeta. Em determinados países, o Dia das Mães é celebrado em outros datas. Vejamos alguns exemplos a seguir.
- Na Rússia, o Dia das Mães é celebrado no último domingo de novembro.
- Em Portugal, a data é comemorada no primeiro domingo de maio.
- Na Argentina, o Dia das Mães é comemorado no terceiro domingo de outubro.
Lado comercial do Dia das Mães
O professor de história destaca que o objetivo original do Dia das Mães era homenagear as mães e expressar gratidão por todo o amor, carinho e cuidados que elas dedicaram/dedicam a seus filhos. No entanto, com o passar dos anos, a data se tornou cada vez mais comercial, sendo vista como uma oportunidade para a venda de presentes e produtos relacionados à maternidade.
“Mesmo assim, muitas pessoas ainda valorizam o verdadeiro significado do Dia das Mães e o enxergam como uma oportunidade para expressar seu amor e gratidão por suas mães de uma forma mais formal e solene”, acrescentou Hiroshi.
“Apesar de ter se tornado uma data comercial, ainda é possível valorizar o sentido original dessa celebração, que é expressar amor e reconhecer o papel fundamental que elas desempenham em nossas vidas”, finalizou a explicação.
Movimentação no comércio de João Pessoa
Quase 70% dos consumidores da Região Metropolitana de João Pessoa disseram que pretendiam presentar as mães neste domingo (13), segundo um levantamento feito pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento (Indep) da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio). Os dados mostram ainda que os presentes preferidos da maioria dos consumidores são itens de vestuários, com 26,7% da preferência.
A pesquisa foi feita entre os dias 24 e 28 de abril de 2023, por meio de 447 questionários respondidos por consumidores em pontos onde ocorrem as maiores concentrações de vendas da Região. Segundo a Fecomércio, os entrevistados foram escolhidos de forma aleatória, mas todos com 18 anos ou mais de idade. No total, 69,35% dos entrevistados disseram que pretendem presentear as mães no dia 13 de maio.
Conforme avaliação do presidente da Fecomércio Paraíba, José Marconi Medeiros, o resultado é alto e pode estar relacionado, em parte, ao aumento do nível de emprego com carteira assinada e à redução da inflação nos últimos dois meses, além dos saques aniversários das contas do FGTS. “Esses fatores contribuíram para tornar os consumidores mais otimistas, e parte desse otimismo pode ser destinado às compras dos presentes do Dia das Mães”, disse.
Comentários