SAÚDE
Mpox: OMS decreta fim de emergência sanitária global
Desde julho de 2022, a organização havia colocado o mais alto nível de alerta sobre a ‘varíola dos macacos’, como era chamada anteriormente a enfermidade.
Publicado em 11/05/2023 às 14:45
A Mpox, anteriormente conhecida como ‘varíola dos macacos’, não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O alerta mais alto sobre a doença estava em vigor desde julho de 2022 e a mudança foi anunciada nesta quinta-feira (11).
De acordo com a OMS, a mudança é motivada pela tendência global de queda dos casos da doença e que o alerta estava em vigor anteriormente com o objetivo de gerar uma resposta internacional coordenada e também desbloquear financiamento para a promoção de vacinas e tratamentos.
No entanto, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, disse em entrevista coletiva que apesar da retirada da emergência sanitária global por Mpox, o vírus ainda continua afetando seriamente alguns grupos específicos, como comunidades em países africanos.
Casos de Mpox
Desde janeiro de 2022, mais de 87 mil casos de Mpox foram contabilizados pela OMS, além de cerca de 140 mortes no mesmo período.
Alguns grupos específicos começaram a ser vacinados contra a doença no Brasil, recentemente, em março. Pessoas que convivem com o HIV, profissionais de laboratório que trabalham diretamente com o vírus, além de pessoas que tiveram contato com fluidos e secreções corporais de indivíduos suspeitos de terem a doença, são o público-alvo da vacinação.
De acordo com o Ministério da Saúde, em território nacional foram contabilizados cerca de 10.920 casos da doença até o momento. Além disso, outros 16 óbitos foram registrados nos seguintes estados: 1 no Pará, 1 em Santa Catarina, 1 no Maranhão, 1 em Mato Grosso, 3 em São Paulo, 4 em Minas Gerais e 5 no Rio de Janeiro.
Na última semana, a OMS também decretou o fim da emergência sanitária global para o Covid-19.
*com informações de g1
Comentários