ECONOMIA
Brasil registra primeiro caso de gripe aviária, diz Ministério da Agricultura
Vírus da gripe aviária foi detectado em aves marinhas no Espírito Santo. Caso não deve afetar comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.
Publicado em 15/05/2023 às 17:12
O Brasil registrou o primeiro caso da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) conforme nota oficial divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgada nesta segunda-feira (15). O vírus da gripe aviária foi detectado em duas aves silvestres no litoral do Espírito Santo.
Na última quarta-feira (10), o Serviço Veterinário Oficial (SVO) iniciou a investigação de suspeita de gripe aviária após notificação recebida pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica, no Espírito Santo. As aves marinhas, conhecidas por Trinta-réis-de-bando, foram recolhidas para a realização de exames e foi detectado o vírus H5N1.
De acordo com o Mapa, apesar do registro de gripe aviária no país, a condição do Brasil como livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) permanece, portanto não devem haver proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.
Dependendo do cenário epidemiológico, novas medidas sanitárias poderão ser adotadas pelo Mapa e pelos órgãos estaduais de sanidade agropecuária para evitar a disseminação da influenza aviária e proteger a avicultura nacional.
Gripe aviária
A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves silvestres e domésticas. No momento, o mundo vivencia a maior pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de produção ou aves silvestres locais.
Seres humanos podem ser infectados pelo vírus da Influenza Aviária por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). Ao encontrar aves doentes, a população deve acionar o serviço veterinário local ou realizar notificação por meio do e-Sisbravet.
A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos.
A primeira morte por gripe aviária foi confirmada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O caso foi detectado pelo sistema de vigilância de infecções respiratórias graves em uma mulher de 56 anos que morava na província de Guangdong, na China.
Comentários