SILVIO OSIAS
Tadeu Mathias estreia show sábado que vem na Usina Cultural
Publicado em 16/05/2023 às 8:50
Tadeu Mathias (Foto/Reprodução) tem uma das mais belas vozes da música paraibana. Já tinha, aos 18 anos, quando chegou em João Pessoa em 1978, vindo de Campina Grande, sua cidade. Naquela época, dividia o palco num show voz e violão com Elba Ramalho (Baião de Dois), que ainda não era um nome nacional, e encantava a todos quando, sozinho, acompanhando-se apenas ao violão, exibia o seu talento.
As performances do jovem Tadeu, em palcos ou nos encontros com amigos, eram incríveis. Dominava a voz e o violão e impressionava a audiência interpretando canções autorais ou clássicos do cancioneiro nacional. Tadeu fez carreira no Rio, gravou, foi gravado e aprimorou ainda mais o que, na verdade, sempre fez muito bem. Há muitos anos, escrevi o seguinte sobre ele:
A relação de Tadeu Mathias com a música, e a arte de um modo geral, surgiu dentro de casa. Os discos que todos ouviam, os programas de rádio, a irmã que o levava ao cinema e ao teatro. Aos 18, quando chegou por aqui, já tinha um gosto definido e refinado. O artista que surgia só era possível por causa do ouvinte atento e dedicado. Tadeu e eu temos a mesma idade. E nos orgulhamos porque somos de uma geração que foi contemporânea de um tempo especialíssimo para a nossa música popular.
Sábado que vem, 20 de maio, Tadeu Mathias mostra seu novo show pela primeira vez. A Marca da Canção é o nome do show que será apresentado às nove da noite no café da Usina Cultural da Energisa.
Tadeu fará voz e violão com Robinho Bass no segundo violão e Geno nos vocais e cajon. O set list reúne músicas autorais de diversos momentos da trajetória do artista e também o cantor que interpreta Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Marina Lima, Dolores Duran e Rita Lee.
O próprio Tadeu define: "A Marca da Canção, o tema aborda o significado que a música coloca em nossas vidas, marcando momentos importantes, no âmbito das nossas emoções, tornando especiais algumas fases e histórias da nossa vida".
Comentários