ESPORTES
Santa Cruz x Campinense: da final da Copa do Nordeste a um duelo de Série D
Campinense e Santa Cruz, que possuem diversas glórias e feitos no futebol nordestino e brasileiro, já fizeram uma final de Copa do Nordeste e hoje amargam crise.
Publicado em 20/05/2023 às 8:58
Na tarde deste domingo, o confronto mais pesado da Série D do Campeonato Brasileiro acontece no Estádio do Arruda, em Recife. O Santa Cruz, maior clube da Quarta Divisão, recebe o Campinense, campeão do Nordeste, em jogo válido pela terceira rodada da Série D deste ano. Os dois clubes, que possuem diversas glórias e feitos no futebol nordestino e brasileiro, já fizeram uma final de Nordestão.
É, mas os tempos são outros. Em 2016, quando o Campinense chegou à sua segunda final de Copa do Nordeste, três anos depois de ter conquistado o maior torneio regional do país, o Santa Cruz buscava o seu primeiro título da competição. Naquele ano, o Campinense amargava a Série D, mas o Santa Cruz estava na Série A.
Sete anos depois, Campinense e Santa Cruz estão agora no mesmo patamar no cenário nacional, disputando a última divisão do futebol brasileiro. E buscam voltar a séries superiores para dar alegria a suas grandes torcidas.
Santa Cruz: decadência vertiginosa
Em 2016, o Campinense ia para a final da Copa do Nordeste com um ataque de luxo: Grafite e Keno. O primeiro, agora comentarista da TV Globo e Sportv, voltava ao clube pernambucano para encerrar a carreira, mas com lenha para queimar.
O segundo buscava seu lugar ao sol no futebol brasileiro. O que acabou conseguindo após se destacar muito na Cobra Coral. Depois do Santa, Keno jogou no Palmeiras, Atlético-MG, no Egito agora é parte do Fluminense do Dinizismo.
O Santa Cruz conseguiu ser campeão da Copa do Nordeste após empatar por 1 a 1, em Campina Grande, com o time da casa. Naquele ano, o Santa Cruz erguia troféu importante e estava na elite do futebol brasileiro, disputando a Série A.
Mas assim como a subida para a Série A, depois de ter estado alguns anos antes na Série D, foi rápida, a queda também. Já no ano seguinte, o Tricolor estava na Sériue B. Em 2018, já estava na Série C, onde ficou até 2021.
Em 2022, o Santa Cruz retornava ao inferno da Série D. Vai para a sua segunda Quarta Divisão seguida em busca de voltar à Série C.
Campinense: estagnação
O Campinense vivia um momento interessante em 2016. Voltava a fazer um time bem competitivo, dando trabalho aos favoritos na Copa do Nordeste, e sendo favorito no Campeonato Paraibano.
Naquele ano, a Raposa venceu novamente o estadual em cima do Botafogo-PB, se sagrando bicampeão paraibano. Chegou novamente a uma decisão da Copa do Nordeste e foi em busca do bi. Mas parou no Santa Cruz, favorito naquela final.
Assim como em outras temporadas anteriores, o Campinense perdeu fôlego no segundo semestre e não conseguiu o acesso. E disputou a Série D até 2021.
Em 2021, o Campinense conseguiu o acesso e chegou à Série C. Mas bateu e voltou. Não se firmou na Terceira Divisão e jogou apenas em 2022. Em 2023, novamente, disputa a Série D.
O duelo deste domingo acontece no Estádio do Arruda, em Recife, pelo Grupo 3 da Série D. A partida está marcada para as 16h.
Comentários