CONVERSA POLÍTICA
Caravana Brasil Cigano: Anielle Franco cancela participação em evento na Paraíba
A Caravana Brasil Ciganos se inicia em Sousa, no sertão paraibano, onde existe atualmente a maior comunidade cigana da América Latina.
Publicado em 22/05/2023 às 10:43
A ministra da Igualdade Racial e Diversidade Humana, Anielle Franco, cancelou a agenda que teria nesta quarta-feira (24), na Paraíba. Segundo a secretária estadual da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, informou ao Conversa Política, viria participar de evento em alusão ao dia nacional dos povos ciganos, em Sousa.
No lugar de Anielle Franco, representando a pasta virá o secretário Nacional para os povos ciganos, quilombolas do MIR, Ronaldo Santos. A passagem do Ministério da Igualdade Racial pela Paraíba marca o lançamento da "Caravana Brasil Cigano".
A Caravana se inicia em Sousa onde existe atualmente a maior comunidade cigana da América Latina. Os ciganos da etnia Calon marcam a história de resistência, resiliência e luta coletiva pela vida.
Segundo Lídia Moura, uma equipe do governo federal estará em Sousa fazendo uma escuta para elaboração do Programa de Políticas Públicas para Povos Ciganos, gestado pela Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial.
"O lançamento da Caravana Brasil Cigano confirma o processo de abertura e retomada de compromisso do Governo Federal com os povos ciganos do Brasil. A equipe da ministra Anielle Franco vai dar início ao processo de elaboração do plano", disse a secretária.
Festival Janinhar
O lançamento acontecerá durante o Festival Janinhar: Arte, Cultura e Conhecimento Cigano que começa hoje e prossegue até 27 de maio.
O Festival é uma realização do Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e a Prefeitura Municipal de Sousa.
Durante o Festival Janinhar, a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana realizará, hoje, na escola Celso Mariz, às 15h, uma oficina de letramento racial e durante a semana acontecerá cine debates nas comunidades ciganas, além de uma extensão programação cultural.
Programação Janinhar
22 de maio – Letramento racial: por uma Paraíba antirracista
Horário: 15h
Local: Escola Estadual Celso Mariz
23 de maio – Cine Debate
Local: Comunidade Raimundo Doca Benevides Gadelha
Horário: 19h
25 de maio – Cine Debate
Local: Comunidade Otávio Maia
Horário: 19h
Povos ciganos reconhecidos
A história de reconhecimento da cidadania dos povos ciganos no Brasil é iniciada a partir do Decreto de 25 de maio de 2006, que institui o Dia Nacional do Cigano.
O Programa Brasil Cigano parte de uma leitura e revisão de materiais como o Guia de Políticas Públicas para Povos Ciganos (2013) e a Carta ao Presidente Lula e ao Ministério da Igualdade Racial: Povos Ciganos reivindicam propostas especificas ao novo governo (2023).
Comentários