icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

FNP se desculpa por caso de racismo com secretário do Recife no encontro de prefeitos em João Pessoa

O secretário do Recife, Aldemar Santos, disse que foi erroneamente credenciado como representante do município do Jaboatão dos Guararapes e após comunicar o erro aos reponsáveis, a recepcionista teria perguntado se ele estaria ali na condição de segurança de alguma autoridade.

Publicado em 05/06/2023 às 9:31 | Atualizado em 05/06/2023 às 10:10


                                        
                                            FNP se desculpa por caso de racismo com secretário do Recife no encontro de prefeitos em João Pessoa

Na última sexta-feira (02), o secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos, relatou nas redes sociais ter sido vítima de racismo, durante um evento organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em João Pessoa.

Segundo ele, o caso aconteceu quando ele se cadastrava para o segundo e último dia do encontro, que estava discutindo o futuro e os desafios das grandes cidades brasileiras.

Aldemar disse que foi, erroneamente, credenciado como representante do município do Jaboatão dos Guararapes e após comunicar o erro aos reponsáveis, a recepcionista teria perguntado se ele estaria ali na condição de segurança de alguma autoridade.

Perguntei a ela o que a faria crer que eu seria segurança. O fato é que isso acontece quase todos os dias. Comigo, com meus irmãos e irmãs de cor, e eu não posso me calar. Hoje, ocupo um cargo com relativa visibilidade e que me dá um ‘local de fala’ que não me permite silenciar. Não é dado a ninguém que passe por isso: silenciar-se”, disse o secretário.

A Federação Nacional dos Prefeitos (FNP) emitiu nota, pediu desculpas pelo episódio e afirmou que ao saber do que aconteceu tomou a providência de desligar a empresa de recepcionistas contratada para apoiar a realização do evento.  Registrou ainda que se compromete de rever os procedimentos para contratação de prestadores de serviço.

Por não compactuar com nenhum tipo de discriminação, os prestadores de serviço foram dispensados antes mesmo do final das atividades. A FNP lamenta que, considerando sua histórica atuação, e dentro de um evento que prima pelo debate democrático de alto nível, com respeito a todas as formas de diversidade, uma situação de racismo tenha ocorrido", destacou na nota.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que é 1º secretário da FNP, prestou solidariedade ao secretário por meio das redes sociais. "O episódio por ele narrado jmais será aceito pela FNP e nem pela prefeitura de João Pessoa", disse.

https://twitter.com/cicerolucena/status/1664944889438633987?s=46

Repercussão em PE

O prefeito do Recife, João Campos, que estava no evento, prestou solidariedade ao aliado e lamentou o episódio. "Gestos assim são inaceitáveis e não representam a trajetória da instituição FNP",

O secretário afirmou que ter sido confundido com um segurança em nada o desabona, “mas, sim, contra o fato das pessoas não acreditarem na possibilidade de um negro estar em algum lugar ou condição que elas acham que não é possível”.

A responsável pelo setor da recepção do evento informou que a Prefeitura do Recife teria enviado seus dados como sendo segurança da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. "Fato que não é nada crível e beira o impossível”, afirmou Dema, dizendo que iria registrar o boletim de ocorrência.

Câmara do Recife 

A Câmara do Recife lamentou o ocorrido e se solidarizouu com o secretário. "A Câmara Municipal do Recife repudia veementemente o ato de racismo sofrido pelo secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos, em evento da Frente Nacional dos Prefeitos, em João Pessoa. Ressaltamos que a conduta de pessoas que diferenciam outras pessoas pela cor da pele é completamente incompatível com ambientes democráticos, não pode ser tolerada e nem normalizada", destacou.

Nota na íntegra 

Primeiramente pedimos desculpas pela lamentável situação de racismo vivenciada no credenciamento do Reflexões sobre o futuro das cidades, em João Pessoa/PB.

Tão logo soubemos do ocorrido, que tem nosso total repúdio, tanto da diretoria quanto do corpo técnico da FNP, desligamos a empresa de recepcionistas contratadas para apoiar a realização do evento, o que não afasta nossa responsabilidade.

Por não compactuar com nenhum tipo de discriminação, os prestadores de serviço foram dispensados antes mesmo do final das atividades.

A FNP lamenta que, considerando sua histórica atuação, e dentro de um evento que prima pelo debate democrático de alto nível, com respeito a todas as formas de diversidade, uma situação de racismo tenha ocorrido.

A FNP se compromete de rever os procedimentos para contratação de prestadores de serviço, assim como já tem com o corpo funcional.

João Pessoa/PB, 2 de junho de 2023.

Frente Nacional de Prefeitos

Imagem ilustrativa da imagem FNP se desculpa por caso de racismo com secretário do Recife no encontro de prefeitos em João Pessoa

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp