ESPORTES
História do Campinense: tudo que você precisa saber!
Conheça a a história do Campinense, um dos principais clubes da Paraíba, os seus títulos, qual é o seu estádio e também o elenco atual da equipe.
Publicado em 07/06/2023 às 13:54 | Atualizado em 25/01/2024 às 16:57
Uma das três forças mais relevantes do futebol paraibano, a história vitoriosa do Campinense Clube o credencia como um dos expoentes do esporte no estado. O rubro-negro da Rainha da Borborema , seja pelas conquistas estaduais, regionais e até mesmo em nível nacional.
O JORNAL DA PARAÍBA elaborou uma matéria especial sobre a história do Campinense Clube, um dos grandes da cidade de Campina Grande, trazendo curiosidades, títulos e também quais são os principais rivais do time da raposa.
Conheça a história do Campinense
Fundado inicialmente em 12 de abril de 1915, o Campinense foi criado por um grupo de bacharéis, no entanto, o clube era voltado para outros esportes nos primeiros anos após o seu surgimento, e não tinha a prática do futebol incluída , como vamos mostrar a seguir.
Origem do time
O time de futebol do Campinense teve origem somente em 1919, quando foi implantado o departamento de futebol pela primeira vez no clube. Porém, um ano depois da implantação, em 1920, a diretoria decidiu desativar o departamento, por conta de desavenças internas. A desativação não foi momentânea e acabou perdurando por muito tempo, tendo sido revogada somente 34 anos depois, em 1954.
Em 1955, o clube passou a disputar a liga campinense de futebol, onde conseguiu muito sucesso nos anos seguintes. Com isso, os dirigentes à época começaram a discutir uma possível profissionalização do time que era amador, o que acabou acontecendo no final daquela década, com diversas contratações e também passando a pagar salários aos jogadores.
A primeira partida de futebol da equipe aconteceu antes da profissionalização, no entanto, em junho de 1919, quando o Campinense venceu por 1 a 0 uma partida contra o América de Campina Grande
Origem do clube
O clube do Campinense surgiu antes do departamento voltado ao futebol, mais exatamente em 1915. Como uma agremiação social, era voltado à promoção de bailes carnavalescos, quermesses, festejos juninos, entre outros fins culturais.
Para escolha do nome, várias reuniões foram feitas e o advogado Hortêncio de Souza Ribeiro sugeriu a denominação ‘Campinense’, que incluía não somente uma alusão ao nome da cidade de Campina Grande, mas também não deixava de fora o forte sentimento bairrista de cada um dos integrantes que ajudaram a fundar o clube.
Cerca de 29 pessoas participaram da criação do Campinense. Veja a lista abaixo.
Membros fundadores
Em 1915, 29 pessoas criaram uma das agremiações que se tornaria, décadas depois, uma das principais não somente em Campina Grande, mas em todo o estado. Naquele ano começava a história do Campinense.
- Acácio Figueiredo
- Adauto Belo
- Adauto Melo
- Alberto Saldanha
- Alexandrino Melo
- Antônio Cavalcanti
- Antônio Lima
- Arnaldo Albuquerque
- Basílio Agustinho de Araújo
- César Ribeiro
- Dino Belo
- Elias Montenegro
- Gilberto Leite
- Gumercindo Leite
- Horácio Cavalcanti
- João Honório
- José Amorim
- José Aranha
- José Câmara
- Luiz Soares de Araújo
- Manoel Colaço
- Martiniano Lins
- Nhô Campos
- Sebastião Capiba
- Severino Capiba
- Sindô Ribeiro
- Tertuliano Souto
- Valdemar Candeia
- José Pereira
Quais os títulos do Campinense?
Um dos times mais vitoriosos da Paraíba, a história do Campinense se construiu com muitos títulos. Ao todo são 35 conquistas, divididas em caráter regional e estadual ao longo de 107 anos de vida. Veja abaixo os principais títulos vencidos pela Raposa.
Campeonato Paraibano
O Campinense é o segundo maior vencedor da história do Campeonato Paraibano, a equipe de Campina Grande venceu a competição em 22 oportunidades na história, sendo a equipe com maior sequência de títulos no futebol paraibano, tendo conquistado um hexacampeonato de 1960 a 1965.
Taça Campina Grande
Disputada entre 1926 e 2000, a Taça Campina Grande foi uma competição que reuniu equipes da Rainha da Borborema. O Campinense conseguiu levantar a taça da competição em uma única oportunidade, em 1996, quando venceu o Treze na final. Em outras várias ocasiões, a equipe também faturou os vice-campeonatos.
Copa do Nordeste
Diante de mais de 20 mil pessoas, no estádio Amigão, em Campina Grande, o Campinense venceu em 2013 a equipe do ASA de Arapiraca na partida de volta da final da Copa do Nordeste. Com o resultado do jogo de ida, vencido por 2 a 1, em Alagoas, o time rubro-negro precisava apenas empatar, mas embalado pela torcida a equipe tornou a vencer, desta vez por 2 a 0, e se tornou o primeiro time da Paraíba a ser campeão da competição regional.
Em 2016, apenas três anos depois, o Nordeste poderia se colorir de preto e vermelho novamente, afinal o Campinense chegava a outra final da competição, desta vez contra o Santa Cruz, mas o final da história foi diferente e a equipe pernambucana faturou a taça naquela oportunidade.
Taça Brasil/Zona Nordeste
Em outra época da disputa do Campeonato Brasileiro, quando o torneio ainda se chamava ‘Taça Brasil’, existia a disputa regionalizada em primeiras fases da competição. Entre essas fases iniciais, estava a disputa entre times do Nordeste na zona com o nome da região. O time que vencia essa fase, garantia direito de enfrentar uma outra equipe na Zona Norte e Nordeste.
Em 1962, o Campinense venceu essa primeira fase da Taça Brasil, quando em uma mulher de três, foi campeão em cima do Bahia. No mesmo ano, a equipe paraibana enfrentou o Sport na disputa pela Zona Norte/Nordeste, mas dessa vez saiu derrotada.
Torneio Início Estadual
Além da disputa à nível do principal torneio estadual, o tradicional Campeonato Paraibano, outras competições também aconteceram ao longo da história do futebol no estado. Um deles foi o Torneio Início, que foi disputado entre 1937 e 1994, que consistia na realização de um único jogo na abertura do Paraibano. Nessa competição, diversas conquistas estão na história do Campinense, que ao todo faturou seis vezes o torneio.
O primeiro veio em 1964, a segunda vez em 1966, depois em 1973, 1975, 1977 e por fim, em 1980, antes da competição passar a não existir mais.
Quantos títulos o Campinense tem?
Em termos de títulos considerados oficiais, o Campinense tem a marca de 35, o último conquistado em 2022, quando a equipe se sagrou campeã do Campeonato Paraibano ao derrotar o Botafogo-PB nos dois jogos da final.
Qual o maior rival do Campinense?
Como um dos principais representantes do futebol na Paraíba, o Campinense ao longo dos anos também colecionou ‘inimizades futebolísticas’. Em outras palavras, times que batem de frente com a Raposa surgiram conforme o sucesso do clube foi sendo construído. Atualmente, dois times que são conhecidos como os maiores rivais e adversários do Campinense, que no caso são Treze, também de Campina Grande, e o Botafogo-PB, de João Pessoa. Veja abaixo a história do Campinense em cada uma dessas rivalidades.
Treze
O maior rival do Campinense é o Treze Futebol Clube. As duas equipes de Campina Grande fazem o ‘Clássico dos Maiorais’ desde 27 de novembro de 1955, quando em amistoso realizado no estádio Plínio Lemos, a partida terminou em vitória por 3 a 0 do Galo sobre a Raposa.
A rivalidade já foi colocada à prova em 14 oportunidades na final do principal campeonato da Paraíba, o Campeonato Paraibano.
Em números gerais, quem tem mais vitórias no Clássico é o Treze, com 141 triunfos. Enquanto isso, o Campinense detém até o momento 113 partidas vencidas. Nessas partidas, a Raposa já marcou 454 gols e o Galo, 501 gols.
Botafogo-PB
Outro grande rival do Campinense está localizado na capital João Pessoa: o Botafogo-PB. Ambas as equipes fazem juntas o chamado ‘Clássico Emoção’, que coloca frente a frente as duas equipes que mais venceram títulos do Campeonato Paraibano em toda a história.
Por falar em grandes feitos, na história do Campinense e do Botafogo-PB há ainda uma disputa nos feitos de cada equipe representando a Paraíba em competições fora do estado. Enquanto o Botafogo já venceu o título nacional da Série D do Campeonato Brasileiro, em 2013, o Campinense ostenta a conquista da Copa do Nordeste no mesmo ano.
As equipes já decidiram o Campeonato Paraibano 13 vezes. No retrospecto geral de confrontos, vantagem apertada para o Botafogo-PB, com 115 vitórias, contra 113 do Campinense.
Qual o estádio do Campinense
O Campinense costuma mandar os seus jogos em dois estádios, o principal deles, palco para a maioria das partidas e principais jogos, é o tradicional Estádio Governador Ernani Sátyro, mais conhecido como ‘O Amigão’, com capacidade para 19 mil torcedores e de propriedade do Governo da Paraíba.
A primeira partida da história do Amigão aconteceu em 1975, quando em amistoso Campinense e Botafogo do Rio de Janeiro empataram em 0 a 0.
Além disso, o Campinense também tem um estádio de sua propriedade, conhecido como Renato Cunha Lima ou ‘O Renatão’, que tem capacidade para 4 mil pessoas. Construído entre 2004, a outra casa da Raposa foi inaugurada em 2005 e atualmente serve como uma estrutura anexa ao centro de treinamento da equipe.
Campinense: Elenco 2023
Em 2023, o Campinense começou a temporada disputando o Campeonato Paraibano, competição em que ficou somente na sexta colocação na fase classificatória e não conseguiu disputar o mata-mata em busca de mais um título estadual.
Além disso, a equipe também disputou a Copa do Brasil neste ano, mas foi precocemente eliminada pelo Grêmio na terceira fase da competição.
O último campeonato que resta para a Raposa até o restante do ano é o Campeonato Brasileiro Série D. Para a disputa do torneio, confira o elenco do Campinense abaixo.
Elenco Campinense 2023
Técnico:
Luan Carlos
Goleiros:
Gabriel Félix, Gleibson, Matheus (base)
Laterais-direitos:
Thiago Ennes, João Carlos, Railan, Lucas Matias (base)
Zagueiros:
Diego Silva, William, Thawan, Heverton (base), Fredson, Anderson Sobral
Laterais-esquerdos:
Bruno Collaço, Erick Vieira, Diego Maia
Volantes:
Guilherme Escuro, Pedro Tomaz, Bruno Henrique, Guilherme (base)
Meias:
Maicon Assis, Mateus Sabiá
Atacantes:
Pedro Chinês, Thiaguinho, Gilvan, Alex Oliveira, Riquelme, Matheus Lagoa, Willian Anicete, Júnior Pirambu
Resumo
Nesta reportagem, você conheceu a história do Campinense, um dos principais clubes da Paraíba, os seus títulos, qual é o seu estádio e também o elenco atual da equipe, que tem várias das principais marcas do futebol no estado.
Além disso, você acompanhou também quais são os rivais do Campinense no Campeonato Paraibano, como Treze e Botafogo-PB.
Se você é um torcedor apaixonado e quer saber tudo sobre o Campinense, acesse o Jornal da Paraíba para ver mais conteúdos especializados sobre o futebol paraibano e outros esportes.
Comentários